Um dia histórico nos 62 anos da Record. A terça-feira, 10 de novembro, marcou a ressurreição definitiva da teledramaturgia da emissora após alguns anos de resultados insatisfatórios. O capítulo 167 de Os Dez Mandamentos apresentou a tão propagada sequência da abertura do Mar Vermelho, ponto épico do livro do Êxodo. Com quase 90 minutos de duração, o episódio especial da trama bíblica conquistou vitória inédita sobre a Globo, que no período — entre 20h30 e 21h58 — exibia o Jornal Nacional e o início da novela A Regra do Jogo. De acordo com dados prévios do Kantar Ibope, a produção da Record registrou 28 pontos de média contra 19 da concorrente. (Os números consolidados serão divulgados ao meio-dia.) O capítulo começou às oito e meia, mas os telespectadores precisaram esperar até 21h46 para testemunhar o início da divisão das águas, após a voz de Deus passar uma ordem a Moisés (Guilherme Winter): “Levante o cajado e estenda a mão sobre o mar”.
Os efeitos de computação gráfica foram vistosos, mas não impressionantes. Porém não é justo exigir de uma novela brasileira os mesmos recursos técnicos milionários de uma produção cinematográfica de Hollywood. Com prazo curto e orçamento limitado (1 milhão de reais, orçamento baixo para o que se propunha), a equipe do diretor Alexandre Avancini fez o possível e deixou sua marca. A sequência de dez minutos será sempre lembrada como um dos destaques da TV em 2015.A emoção emprestada pelos atores aos personagens foi mais interessante do que o show de tecnologia. O excelente desempenho de Os Dez Mandamentos ontem, com recorde de Ibope e posição privilegiada nos Trending Topics mundiais do Twitter, aumenta a expectativa e a pressão sobre o futuro da teledramaturgia da Record. O canal não pode errar em suas próximas decisões e estratégias ou corre o risco de perder boa parte do público conquistado nos últimos oito meses. Saiu de uma média de 6 pontos de audiência com a novela anterior, Vitória, e fechará a trama bíblica com 16 — crescimento de 160% no Ibope.
A partir da segunda (16), a emissora coloca no ar, às 20h30, a reprise da minissérie Rei Davi. Durante uma semana, a produção bíblica de 2012 fará dobradinha com os capítulos finais de Os Dez Mandamentos, que termina no dia 20. O canal já começou a exibir chamadas de sua nova produção de época, Escrava Mãe, ainda sem data de estreia. Na madrugada desta quarta, o programa religioso Fala que Eu Te Escuto, apresentado por religiosos da Igreja Universal do Reino de Deus, ligada à Record, pegou carona no sucesso de Os Dez Mandamentos. O apresentador do dia, bispo Carlos Cucato, entrevistou ao vivo, via Skype, o ator Giuseppe Oristanio, cujo personagem Paser morreu ontem, e lançou aos telespectadores enquete provocativa à Globo: ‘Os Dez Mandamentos, um fenômeno de audiência: faz sucesso por que respeita a família ou a ‘tradicional’ não está agradando mais?’
Veja como foi produzida a cena
Leia esta e outras matérias em http://diversao.terra.com.br/tv/sala-de-tv/blog/2015/11/11/record-abre-o-mar-vermelho-e-afoga-a-audiencia-da-globo/
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.