Header Ads Widget

Comunicação e as Redes de computadores

Atualmente o uso de equipamentos em rede digital é uma realidade com alta taxa de crescimento. Em algum momento do dia você vai usar um dispositivo eletrônico conectado em rede.  Pode ser uma televisão, um rádio, gps, computador, tablet ou telefone. Cada vez mais equipamentos são conectados em rede e cresce a necessidade de profissionais qualificados para trabalhar com a configuração, projeto e montagem dessas redes. Dominar o conhecimento de redes é estar preparado para atender um mercado exigente, em pleno crescimento. Os equipamentos conectados em uma rede possuem como principal objetivo trocar dados e podem ser chamados de tecnologias da informação.

Na grande maioria das vezes, as invenções são inspiradas na natureza ou nas coisas que ocorrem em nosso cotidiano. Foi pela necessidade de ampliar nossa capacidade de comunicação que surgiram essas redes de dispositivos eletrônicos. Podemos entender melhor as redes, iniciando pela pergunta “o que é necessário para que uma comunicação possa ocorrer?”. E observaram que para mantermos qualquer tipo de comunicação existem cinco componentes indispensáveis, na falta de um deles a comunicação não ocorre. Ao observar a figura acima é possível identificar com clareza quatro componentes da comunicação, são eles, o transmissor e o receptor, a mensagem e o meio por onde esta mensagem é transmitida, nesse caso é pelo ar. No entanto, mesmo olhando para a imagem, não conseguimos entender o significado do que está sendo transmitido, isso ocorre devido ao fato de toda mensagem ser uma representação codificada, um tipo de código.  O termo protocolo se refere em computação, a uma convenção que permite aos computadores codificar e decodificar uma dada mensagem.


Sempre que dois ou mais equipamentos trocam mensagens entre si, formam uma rede de informação, também chamada de rede computacional ou informática. A comunicação entre dispositivos eletrônicos pode ocorrer de três formas.


Na comunicação Simplex um dispositivo equipado apenas com um transmissor envia a mensagem para outro dispositivo equipado apenas com um receptor. Como ocorre com as rádios AM/FM que transmitem para o rádio de casa ou carro. Neste caso o termo Simplex se refere ao fato do equipamento só possuir um dispositivo interno, ou ele só possui o transmissor ou o receptor, nunca os dois juntos. Enquanto na transmissão do tipo Half-Duplex os equipamentos possuem tanto a capacidade de transmitir como de receber, mas só podem transmitir quando nenhum outro equipamento está enviando mensagens. Nesse sentido o equipamento, ou recebe ou transmite. Executando uma tarefa de cada vez. Já na transmissão Full-Duplex os equipamentos conseguem transmitir e receber ao mesmo tempo, não estando limitados por uma tarefa de cada vez.

Postar um comentário

0 Comentários