Header Ads Widget

Teatro Limoeirense de luto; Morre Zácaras Garcia.




Foi com muita tristeza que o dia 27 de março (Dia do teatro) ficou marcado em Limoeiro, pois hoje veio a óbito às 15 horas e 30 minutos o Limoeirense Zacarias Gouveia de Lima (Zácaras Garcia) que desde o ano passado estava internado no hospital Pelópidas Silveira na Capital Pernambucana. A notícia de sua morte pegou muita gente de surpresa e em seu perfil no Facebook muitas mensagens foram deixadas em homenagens ao ator e admirador das artes cênicas. Muitos amigos custavam a acreditar que o fim da linha havia chegado, mas como tudo tem seu começo, meio e fim, com Zácaras não poderia ser diferente. Dentre as mensagens destacamos duas, mas em seu perfil do Facebook tem muito mais. Alguns até comentaram que hoje as cortinas da terra se fecham e abrem-se as cortinas do céu. Garcia exerceu no teatro as funções de ator, diretor, produtor e ainda conseguiu chegar à diretoria/presidência da FETEAPE (Federação de Teatro de Pernambuco). A instituição também prestou homenagens ao seu ex-presidente.

Ele faleceu aos 46 anos de idade e segundo os amigos ainda tinha muito por viver, mas a doença não permitiu tal façanha. O mesmo foi acometido de uma grave doença degenerativa que aos poucos o levou para o outro plano.  Em outubro de 2014 Zácaras teve um AVC, mas após exames mais detalhados foi descoberto que o mesmo  estava com um tumor no cérebro, e que era maligno. Ele se submeteu à cirurgia para retirada do tumor e, enquanto se recuperava, teve cinco convulsões com sequelas graves. Zácaras estava se preparando para se submeter aos tratamentos, quando exames detectaram metástase, no final de fevereiro. Ele nasceu em 27 de Março de 1969 dando ao mundo o que seria um exemplo de ator e amigo. A Lionarte que foi seu lar por longos anos também foi marcada nas homenagens ao ator Limoeirense. A notícia da morte do ator repercutiu por toda cidade tendo em vista seu carisma e o numeroso circulo de amizade por ele construído. O velório será na tarde deste sábado (28/03) às 15 horas no  Cemitério Parque das Flores situado na Avenida Liberdade  no Bairro da-Varzea, em Recife.


Partiu para o Palco Espiritual essa figura ímpar que esbanjava alegria, simpatia, sarcasmo, ironia, e muito amor ao teatro. Foi brilhar sob outros holofotes, sob o Holofote Espiritual, justamente no dia em que celebramos o Dia Mundial do Teatro. Tua missão continuará em outros palcos além Terra. E já vá chegando e cumprimentando quem encontrar daquela forma particularmente só sua, entrecruzando os dedos com as pessoas queridas. Evoé. 

Mais um Grande Amigo que se vai... Faleceu agora a pouco, em Recife, Zácaras Garcia, meu irmãozinho do coração e de arte. O teatro do nordeste ficou sem uma Luz. Bastante comovido com a partida de Noel (Xaxado), o coração agora dilatá-se para acolher, pra sempre, mais uma saudade... saudade que dói.

 Dificil de acreditar,mais obrigado a aceitar Zácaras Garcia,Ele me ajudou muito no inicio de minha carreira.Festage,festskete,festival de dança...sempre gostei muito de receber um abraço alegre festivo todo festival de inverno.Esse ano ta dificil,muitas perdas..separação forçada e repentina...Mas tenho que me conformar....meu coração pede apenas que vc descanse em paz,que seja leve essa transição...sem mais..

Postar um comentário

0 Comentários