Header Ads Widget

Entenda o trabalho do paisagista com as plantas ornamentais



Muitas pessoas confundem o trabalho de paisagismo com o de jardinagem. Ambos os processos são essenciais para manter a beleza e saúde das plantas, no entanto, consistem em funções diferentes.
Paisagismo: o paisagista terá a função de planejar ambientes e considerar diversos outros fatores além das plantas que serão inseridas no local. Entre as funções do paisagista, por exemplo, está a de considerar a cultura regional antes de elaborar um projeto. Em áreas onde o churrasco é o carro-chefe, o paisagista irá desenvolver um ambiente externo que proporcione conforto para esta atividade. Além de pensar nas plantas, ele irá pensar no espaço como um todo.
Jardinagem: A jardinagem estará mais focada em pensar nas plantas adequadas para aquela região e como realizar a manutenção periódica para que a planta não fique com aspecto feio ou morra. O jardineiro irá manter sua atenção na flora local e cuidar para que as plantas tenham uma boa adaptação ao local e se mantenham belas e deem flores e frutos.
Agora que entendemos a diferença de cada uma dessas funções, vamos nos focar porque o trabalho de um paisagista é importante.
Conhecendo o paisagismo: O paisagismo podeatuar para a recuperação de áreas destruídas, projetar jardins, parques, canteiros, espaços públicos e privados. São inúmeras as funções direcionadas para o paisagista e ela pode ter relação com fazer as escolhas certas para evitar mais gastos futuros, como com a morte da planta ou que ela não se adapte ao local, como as plantas ornamentais, que devem ter o espaço pensado para fornecer luz e água conforme sua necessidade.

Um exemplo é a palmeira imperial, muito usada em jardins públicos, para pontuar caminhos, dar um ar tropical na área da piscina e muitos outros espaços. Quando bem cuidadas essas plantas podem viver por mais de 200 anos e no mercado privado podem custar mais de R$ 1 mil, no caso de uma palmeira com mais de dois metros. Portanto, cuidar adequadamente e saber inserir a planta em uma região propicia para as suas necessidades pode ter grandes reflexos no bolso.

O trabalho do paisagista não se limita a pequenos jardins particulares, por exemplo, mas com ele é possível repensar e melhorar o ambiente de toda uma cidade. Isso porque muitas cidades não foram inicialmente projetadas para receberem árvores e espaços verdes, fatores que são cada vez mais valorizados e levados em consideração hoje em dia. Portanto, os paisagistas têm um trabalho fundamental no sentido de trabalhar nas cidades para recuperar áreas verdes e inserir novos espaços de lazer.





Por Maristela Silva – São Paulo/SP

Postar um comentário

0 Comentários