Header Ads Widget

Repetidora da Globo Nordeste em Limoeiro passa por mudanças e melhoras estão por vir


Na foto a Globo Digital

Nestas ultimas semanas de novembro e começo de dezembro a população de Limoeiro tem reclamado sobre o sinal da Globo Nordeste (canal 42 UHF) que vem apresentando instabilidades e muitos chuviscos com momentos de não haver mais imagem, apenas o áudio. O problema foi constatado e a solução foi recebida por muitos com alegria e para outros com tristeza. Vamos explicar nesta matéria o que esta havendo com o sinal da Globo para que todos possam ficar  á pá da situação e tentar entender de uma vez por toda tudo que esta ocorrendo em Limoeiro com a repetidora. A priore a Globo vai acabar com toda sua transmissão analógica deixando ela totalmente digital e para isso esta trocando todos os aparelhos de suas repetidoras em diversos municípios de Pernambuco. Aqui em Limoeiro ela começou a construir uma torre no Bairro da Congal onde será instalada sua nova repetidora já com o sinal HD TV (DTV). Para poder receber este sinal será necessário uma TV munida do receptor integrado. para saber se sua TV tem este receptor basta ver no manual ou na própria TV se tem a inscrição DTV que indica sinal de TV Digital. 

Caso sua televisão não tenha o receptor será necessário comprar um externo que fica em torno de R$: 130,00 (cento e trinta reais) a depender do modelo e das funções contida no aparelho. Este receptor irá garantir que as TVs de tubo possam captar o sinal Digital. Por enquanto inda veremos os dois sinais pois  haverá uma conversão do padrão 4.3 (letterbox/padrão convencional) para o padrão 16.9 (widscreen/novo padrão). A frequência que já temos é a 42 e nova passará para 42.1 e este ".1" indica justamente que a frequência em questão é UHF Digital. Quem ler com frequência o Coisas da Vida já viu uma matéria quem que citávamos sobre a chegada da TV Digital em Limoeiro através do canal 34.1 UHF provindo da cidade de Vicência. Se você não leu poderá ler a matéria postada em   3 de junho de 2014  AQUI  e saber maiores informações. Também postamos em 2013 uma matéria sobre a vinda do sinal digital a Limoeiro e esta matéria pode ser lida AQUI. Haverá uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Globo Nordeste para que o sinal digital seja instalado em nossa cidade. Assim como o sinal de Vicência abrange Limoeiro e outras cidades espera-se que o sinal de Limoeiro possa fazer o mesmo pegando outras cidades. Muitos perceberam a vinda da Globo HD a Limoeiro quando os primeiros testes forram feitos ainda em transmissão analógica,  pois a imagem que chegava as casas dos Limoeirenses vinham cortadas ou distorcidas, pois o padrão dotada é o 16.9  e o que a TV recebe é o 4.3 e por isso ficava esta distorção. 

Há casas em bairros mais alto de Limoeiro que captam bem o sinal da Globo Nordeste Recife HD em 13.1 UHF, a TV Jornal HDO, a TV Clube e ainda a TV tribuna, mas para isso será necessário uma boa antena e um cano enorme o mais alto possível. Para pegar a Globo em sinal HD será necessário uma antena Tipo UHF Digital com DB acima de 13 para uma melhor recepção, cabos de boa qualidade  e um cano longo para que a antena fique bem posicionada e possa proporcionar um melhor sinal sem travamentos, pois o sinal digital não tem chiados ou ruídos, o que ele tem é o famoso picotar que congela a imagem. Os transtornos serão passageiros mais a qualidade será duradoura. Para melhor entender a qualidade vamos explicar bem simples; Compare uma fita VHS e um DVD, pronto, temos a diferença entre o analógico e o Digital. Quem já usa o sinal digitam em HD também conta com grade de programação e muitas outras interatividades que só o DTV pode oferecer. Experimente e sinta a diferença. Por enquanto o sinal Digital esta em fase de teste e não funciona a todo momento. Aguardem maiores detalhes.

Postar um comentário

0 Comentários