Header Ads Widget

Dietas perfeitas com a ajuda da tecnologia


Imagine um copo capaz de identificar instantaneamente o que você está bebendo. Pronto, pode parar de imaginar, ele já existe. Falar em análise molecular ainda pode soar como coisa de ficção científica, mas – acredite – esta ciência promete estar cada vez mais presente no nosso dia a dia daqui pra frente. O primeiro produto desta linha é o Vessyl, anunciado recentemente por uma startup norte-americana. Parece mágica. Os criadores do copo inteligente não entraram em detalhes de como funciona a tecnologia aplicada, mas afirmam que o Vessyl é repleto de sensores que analisam em tempo real as moléculas de qualquer líquido que você despeje no copo. Funciona com as mais diferentes bebidas: cafés, cervejas, vinhos, vitaminas, iogurtes, sucos, refrigerantes... Interessante é que além de identificar o líquido, o copo ainda mostra informações nutricionais como quantidade de calorias, açúcar, proteína e cafeína daquela bebida. Ao fazer a análise, o copo envia as informações para um aplicativo no smartphone. O Vessyl traz um display de LED que mostra inclusive o seu nível de hidratação diário. Incrível, não? Agora prepare-se para se surpreender um pouco mais.

Se você já está de queixo caído com essa novidade, conheça agora o SCiO – um scanner molecular de bolso capaz de identificar não só bebidas, mas praticamente qualquer coisa. O projeto de uma startup de Israel arrecadou quase dois milhões e oitocentos mil dólares no Kickstarter – o maior portal de financiamento coletivo da web – e acaba de se tornar realidade. Com o objeto, que mais parece um pequeno controle remoto desses de garagem, é possível analisar alimentos, plantar, medicamentos, óleos, combustível, plásticos, madeiras e por aí vai. Nós conversamos com o CEO da Consumer Physics, direto de Tel Aviv, para explicar melhor como o SCiO funciona. Dror Sharon explicou que o dispositivo é baseado em uma ciência conhecida há décadas; a espectroscopia infravermelho de curto alcance. Traduzindo, é a ciência que estuda a interação da luz com os materiais. Mas, até hoje, essa tecnologia só era aplicada em grandes laboratórios, em máquinas enormes e caríssimas. Agora cabe na palma da sua mão.

Ao projetar uma luz sobre as moléculas de um determinado material, explica Dror, parte da luz é absorvida e outra parte é refletida. E como praticamente todo material possui uma espécie de impressão digital que corresponde à química das suas moléculas, é possível diferenciá-los com certa precisão. O SCiO possui uma fonte de luz que ilumina a amostra e um sensor óptico que analisa a luz refletida a partir da amostra. O espectrômetro então decompõe a luz e o dispositivo capta toda informação necessária para detectar o resultado desta interação entre a luz e moléculas presentes na amostra. Foram quatro anos de pesquisa e desenvolvimento para entender o que era realmente relevante para o usuário comum – fora dos grandes laboratórios – e, acima de tudo, como colocar tudo isso em um dispositivo tão pequeno. Dror nos contou que foram utilizadas algumas tecnologias desenvolvidas para câmeras de telefones celulares e dispositivos de comunicações ópticas para reduzir drasticamente o custo e o tamanho dos sistemas de espectroscopia.

Para fornecer informações em tempo real, o SCiO envia o espectro da amostra para um smartphone, que por sua vez encaminha a informação para um banco de dados baseado na Nuvem. Algoritmos avançados analisam o espectro em milésimos de segundos e fornecem informações sobre a amostra analisada de volta para o smartphone do usuário em tempo real. Com isso, é possível, por exemplo, obter informações nutricionais sobre diferentes tipos de alimentos, saber se uma fruta está doce o suficiente ou madura, descobrir a qualidade do seu óleo de cozinha ou combustível e até avaliar o nível de hidratação das suas plantas. Dror faz questão de afirmar: “não é mágica, nem ficção científica”. Claro, o SCiO tem suas limitações. 
 
Não é todo tipo de material que pode ser escaneado. Segundo ele, metais e materiais muito cristalinos encontrados na natureza não são fáceis de analisar, afinal refletem praticamente toda a luz que incidide sobre eles. Mais de 13 mil unidades do scanner manual já foram vendidas. Enquanto um equipamento de laboratório que tem praticamente a mesma função custa entre 20 e 50 mil dólares, o SCiO está sendo vendido por 250 dólares, pouco mais de 600 reais. O copo inteligente, o Vessyl, também já aceita encomendas por 99 dólares; algo em torno de 250 reais. Esse é um dos grandes trunfos da tecnologia digital: tornar baratos e acessíveis equipamentos que em outros tempos eram caríssimos. No caso desses dois exemplos, além do preço, a própria tecnologia usada é a grande novidade. Afinal, quando você imaginou que ia poder saber exatamente o número de calorias no seu prato ou na sua bebida. Os regimes nunca mais serão os mesmos!

Leia mais em olhardigital.uol.com.br/video/45224/45224

Postar um comentário

0 Comentários