Header Ads Widget

Cidade de Limoeiro é contemplada com edição do Festival Canavial 2014


Na noite desta terça-feira (04/11) o prefeito de Limoeiro, Thiago Cavalcanti, realizou uma coletiva de imprensa com os veículos de comunicação limoeirense para informar da entrada do município no Festival Canavial 2014. Este festival tem como incentivador maior a Petrobras e é realizado pela Associação Canavial e Maracatu Estrela de Outro da cidade Aliança com a coordenação geral de Afonso Oliveira. Na sede do poder executivo um agradável bate papo foi realizado e muitos assuntos em si foram discutidos  e dentre eles a importância do evento a cunho cultural e resgate da cultura rural nordestina. O Festival chega este ano em sua 8ª edição e além de celebrar a música rural ele também celebra a consciência negra.  Para quem não conhece o festival traz consigo shows, oficinas, mostra de cinema, festival de gastronomia e seminários que este ano vai "invadir" cinco cidades de Pernambuco  e entre elas A Princesa do Capibaribe (Limoeiro). O evento irá acontecer entre os meses de Novembro  e dezembro (de 14/11 a 14/12). Além de Limoeiro o Festival passará pelas cidades de Buenos Aires, Nazaré da Mata, Olinda e Vicência.  Além da Petrobras o Ministério da Cultura também esta patrocinando o festival que terá alguns nomes de peso da cultura nacional e regional. 

Dentre os destaques da programação estão os shows de Chico César, Elba Ramalho, Leci Brandão, Xangai, Nádia Maia, Quinteto Violado e outras atrações regionais como o repentista e poeta Ivanildo Vila Nova. O repertório é preparado especialmente para homenagear a música rural. A edição passada prestou homenagem ao samba e teve como tema a diversidade do samba. O encontro de maracatus, que acontecerá dia 16/11, no Parque dos Lanceiros, em Nazaré da Mata é outro ponto importante do Festival Canavial. Para quem ainda não sabe o Festival conta em sua grade de programação com diversos seminários e entre os seminários apresentados teremos o Seminário de Cultura Rural, com participações de Pedro Vasconcelos, Diretor do Ministério da Cultura, e do historiador e professor da UFPE, Severino Vicente que será apresentado na cidade de Nazaré da Mata. Outra novidade para este ano será a implementação do Festival de Gastronomia que será realizado no Engenho Poço Comprido, em Vicência. O encontro vai reunir; Exibição de longas relacionados a gastronomia,  palestras, cursos e concursos. Aqui em Limoeiro a divulgação deverá acontecer nas emissoras de rádio, Blogs e em carros de som durante esta e a outra semana.

Para a cidade de Limoeiro a programação foi definida e as apresentações começaram no dia 14 de novembro no Pátio de Evento Toinho de Limoeiro (Pátio da Feira) com a apresentação de João Limoeiro e a Ciranda Brasileira a partir das 21 horas. Dando sequencia a programação teremos às 22 horas show de Nádia Maia e na sequencia às 23 horas show de Ivanildo Vila Nova (autor de Nordeste independente) e Raulino Silva. Encerrando a sexta-feira do evento teremos show de Elba Ramalho. Para o sábado dia 15 de novembro teremos a partir das 21 horas show do Coco Umbrigada e às 22 horas o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança. Dando sequencia as atrações teremos às 22 horas e 30 minutos o show do Quinteto Violado e às 23 horas e 30 minutos show dos Cabras de Lampião e para finalizar a noite de sábado show de Edy Carlos. No domingo (16/11)  o festival encerra com com o 5º Encontro de Bois e Caboclinhos de Limoeiro  que começa a partir das 16 horas e segue até as 20 horas. Diversos bois de nossa cidade estarão presentes no encontro. Vale lembrar que cada cidade tem uma data diferente e nenhuma se encontra em festa enquanto a outra não encerrar sua etapa do festival.

Para este ano Limoeiro não será agraciado com nenhuma oficina, pois a cidade foi a ultima a adentrar no projeto, mas ano que vem ela será contemplada e o festival ganhará ainda mais força em Limoeiro. Espera-se um bom público nestes três dias de festa em Limoeiro. Ainda sobre a coletiva, Afonso falou um pouco de sua vida e de como a cultura rural "invadiu" sua vida. Ela também falou de seu empenho em conseguir os recursos para a realização do evento. Ele frisou bem a árdua caminhada percorrida por ele até o sucesso do festival. É primordial que os Limoeirenses prestigiem o festival para que outras edições possam vir a Limoeiro. A Princesa do Capibaribe é uma das cidades a receber o grande palco que abrigará as grandes atrações nacionais. Anote em sua agenda de seu smartphone ou marque no seu calendário de eventos do Facebook, Google + ou no calendário de sua casa os dias 14, 15 e 16 de novembro. Leve sua família, afinal a cultura não tem idade e todos podem beber dela. Vale lembrar que no sábado será feriado em nacional de Proclamação da república e em  Limoeiro o comercio deverá fechar suas portas e a feira livra migrará para a sexta-feira. Sintam-se todos convidados a participarem do festival conclui Afonso Oliveira em sua coletiva de imprensa em Limoeiro. Confira algumas fotos da coletiva de imprensa.






Postar um comentário

0 Comentários