Header Ads Widget

Morte é utopia



Na história do Antigo Egito, com suas surpreendentes, para os estudiosos de hoje, construções piramidais, observamos muitos indícios da crença na Vida Eterna. Em Brasília/DF, o Templo da Boa Vontade, TBV, a Pirâmide das Almas Benditas, dos Espíritos Luminosos, é um avanço nessa direção. Um dos maiores diferenciais está em sua universalidade. Há milhares de anos, as pirâmides, digamos assim, com seu simbolismo de existência perene, eram privilégio destinado a poucos. Já a mensagem do TBV, com o Ecumenismo Total, abriga a Humanidade. O culto à morte, característica do passado distante, deu lugar à dinâmica da vida em plenitude. No Templo da Paz, a vitalidade humana e espiritual é alimentada pelo poder misericordioso do “Grande Arquiteto do Universo”, no dizer dos irmãos maçônicos. Numa de suas paredes, coloquei esta diretriz, inspirada em Jesus (Evangelho, segundo João, 4:23 e 24): “Neste Templo até as pedras clamarão que Deus é Espírito e como tal deve ser adorado: em Espírito e Verdade”. O Ecumenismo dos Corações, no TBV, iluminado pelo entendimento da vida imortal, não é utopia, mas prática diária. As criaturas são realmente respeitadas. Ele jamais exclui, contudo agrega a sabedoria originada nas mais diversas linhas de pensamento.

Quem compartilhava dessa iniciativa de união era o nosso saudoso amigo dr. Nestor João Masotti, ex-presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB). Ele retornou ao Mundo Espiritual no dia 3 de setembro. Aliás, como igualmente acreditava, voltou para casa, o plano de existência de onde todos viemos. Na ocasião em que era secretário-geral do Conselho Espírita Internacional, destacou: “Um dos pontos que precisamos procurar é o entendimento entre todas as religiões. Naturalmente, não podemos pretender que todos pensem de forma absolutamente igual, mas podemos perfeitamente buscar uma forma para que possamos conviver fraternalmente. E, nesse caso, o trabalho da LBV passa a ser muito significativo, porque está ajudando os homens a se encontrarem para convivermos fraternalmente, mesmo com pontos de vista doutrinários, espiritualistas e religiosos diferentes”. Este ano, em 21 de outubro, o Templo da Boa Vontade comemora o Jubileu de Prata de sua inauguração, em 1989. A solenidade de encerramento das festividades ocorrerá no dia 8 de novembro do corrente, quando milhares de peregrinos se reunirão na Praça Alziro Zarur, ao lado do TBV. 


Desejo que desse ensejo feliz sigam as melhores vibrações de Paz ao bom Espírito Nestor Masotti. É nossa homenagem a ele, bem como à sua amada esposa, Maria Euny, seus queridos familiares, amigos e companheiros de ideal. A MORTE NÃO EXISTE: Como também pensava o dr. Masotti, esmeremos no desenvolvimento desta consciência: “A morte não existe!”. É o grande brado do Templo da Boa Vontade, conforme escrevi, no fim da década de 1980, na página “Quanto à Abrangência do TBV”. Trata-se de esclarecimento indispensável na prevenção do suicídio, que, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), leva ao óbito uma pessoa a cada 40 segundos no planeta.  É um problema global de saúde pública que deve ser enfrentado pela sociedade. Alziro Zarur (1914-1979), que estaria completando 100 anos de idade em 25 de dezembro, alertava que “o suicídio não resolve as angústias de ninguém”. Joguemos fora qualquer tabu e trabalhemos corretamente para impedi-lo. Que não falte, a partir das crianças, a devida instrução espiritual, moral, material, e o socorro urgente àqueles que já tenham manifestado tendências suicidas. O Amor Fraterno é capaz de impedir numerosas tragédias! Assim como a Vida, a Esperança não morre nunca! Lutar por elas e perseverar no Bem são escolhas acertadas.



José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Postar um comentário

0 Comentários