Header Ads Widget

Como detectar a infertilidade e buscar ajuda


A infertilidade pode começar a ser considerada quando um casal saudável tenta engravidar sem sucesso após um ano tendo relações frequentes sem utilizar métodos contraceptivos. Caso a mulher tenha mais de 35 anos, esse período cai para seis meses de tentativas infrutíferas. Quando o casal já passou por esse período, o ideal é buscar ajuda especializada em reprodução humana afim de descobrir qual é o problema reprodutivo e quais tratamentos podem ser realizados para que eles consigam realizar o sonho de ter filhos.

Principais exames: Entre os principais exames que podem ser solicitados pelo médico estão dosagens hormonais e ultrassonografias, tanto para o homem quanto para a mulher. O especialista faz análises clínicas sobre o casal, com perguntas direcionadas à saúde e aos hábitos de vida dos dois. Para o homem, um dos exames cruciais é o espermograma, que analisa uma amostra de sêmen e determina a quantidade a forma dos espermatozoides. Além disso podem ser realizadas ultrassonografias para detectar anomalias e obstruções e também exames de sangue para verificar o nível de hormônios masculinos, como a testosterona. Já para as mulheres, os exames pode ir além da dosagem hormonal e da ultrassonografia tradicional. Alguns casos podem requerer o uso de contraste no útero e trompas, procedimento chamado de histerossalpingografia.

Tratamentos: Cada caso deve ser avaliado individualmente e em diversos casos já existem tratamentos para reverter o quadro de infertilidade do casal. Alguns métodos que podem ser utilizados são:

•    Coito programado;
•    Inseminação artificial;
•    Fertilização in vitro;
•    Doação temporária de útero;
•    Ovorrecepção.

Caso o problema diagnosticado no casal não seja reversível, a adoção é sempre uma boa opção para quem sonha ter filhos e não pode, afinal, uma criança abandonada ganha um lar e o casal uma criança para cuidar e amar incondicionalmente.


Por Maristela Duarte – São Paulo/SP

Postar um comentário

0 Comentários