Recentemente, o caso de uma baleia encalhada tem chamado a atenção em Trout River, no Canadá. Isso porque o animal inflou após morrer e ser arrastado pelas ondas para a costa da região. Agora, o caso preocupa a comunidade local pela ameaça de explosão da baleia. Apesar do mau cheiro, o corpo do animal, de 25 metros de comprimento, virou local de visitação para as pessoas que vivem na região. No final de 2013, outro caso sobre uma baleia que inflou após morrer encalhada aconteceu em uma ilha na Dinamarca. Porém, desta vez, o animal explodiu ao começar a ser examinado por um biólogo, que havia dado início a uma operação de corte para preservação do esqueleto do animal.
Em entrevista à Super Interessante, o biólogo Sérgio Henrique G. da Silva, da Universidade do Rio de Janeiro, explicou as explosões desses animais acontecem por conta de gases que se acumulam no interior do organismo dos animais. O processo de decomposição faz que os animais produzam metano dentro do corpo, o que os faz inflar. Isso acontece com mais frequência principalmente quando o corpo em decomposição está exposto ao calor, o que faz os gases expandirem. Além disso, o motivo para os gases se acumularem pode estar ligado à obstrução das saídas naturais de gás do animal, a exemplo do ânus. Quando alguém tenta perfura-lo, o seu corpo se torna mais frágil e pressão interna é capaz de fazê-lo estourar por dentro.
COMO O GÁS SE FORMA?
Após a morte, não só de baleias, mas de outros animais, conforme as células morrem, as bactérias dentro do corpo começam a desintegrá-lo. O metabolismo bacteriano ajuda a liberar gases como metano e sulfeto de hidrogênio e isso “infla” os órgãos. O corpo logo assume uma aparência diferente e começa a cheirar mal. Enzimas no pâncreas fazem com que o órgão se dissolva sozinho. Tecidos em decomposição liberam uma substância esverdeada. Os pulmões expelem um fluído pela boca e pelo nariz.
* Veja abaixo o vídeo em que a baleia inflada explode abaixo
Leia mais em http://topbiologia.com/por-que-algumas-baleias-explodem-apos-morrerem/
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.