Header Ads Widget

Uma obra e muitas polêmicas; Canteiros da Severino Pinheiro ainda são motivos de discórdia entre os limoeirenses


Uma das obras que mais vem causando polêmica em Limoeiro e a reforma dos canteiros que compreendem a Praça da Bandeira e toda a Avenida Severino Pinheiro. Há alguns meses esta obra foi anunciada e um canteiro de demostração foi feito, mas meses após sua reforma o mesmo foi desfeito e refeito novamente e isso gerou polêmica em os limoeirenses que se perguntaram o por quê  do faz desfaz.  A solução foi a mobilidade dos cadeirantes e cegos que reclamavam das pedras do canteiro que os impediam de poder passar por eles. Para esta mobilidade ser completa o canteiro que antes era de pedra foi trocado por tijolos que além de serem mais bonitos não atrapalham os cegos e acadeirantes. Também foi posto no novo canteiro rampa de acesso que facilitará a vida dos deficientes. As arvores com mais de 60 anos não foram poupadas e isso também foi motivo de polêmica para os ambientalistas. No lugar das arvores foram colocadas palmeiras imperiais que irão ornamentar toda avenida. Todos os canteiros terão o mesmo formato.

Com relação ao restante das arvores a duvida era se elas permaneceriam na avenida ou seriam cortadas, afinal para alguns elas não são esteticamente bonitas e não tem "futuro ", mas há os que discordem. Recentemente antes de deixar a prefeitura o ex-prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, em coletiva realizada na ACIL declarou que se as arvores fosse dele já às teria derrubado, mas como não era não poderia fazer. As declarações geraram um certo desconforto em algumas pessoas, mas nada que afetasse o andamento da obra. Com a posse de Thiago Cavalcanti e de seu novo secretário de obras, Arthur, a obra foi retomada e com ela as polêmicas também. Há algumas arvores ocas por dentro e elas teram prioridade na hora do corte. Agora o Facebook mais uma vez é palco de "brigas", pois foi anunciado recententemente por um limoeirense "ecologista" que o atual prefeito iria derrubar todas as arvores do canteiro e esta informação já é verídica.

O que se sabe deste projeto atualmente é que os canteiros serão unificados e apenas onde houver ruas ele serão separados para que os carros possam vir a fazer seus retornos. Com relação as árvores, nossa reportagem foi informada que serão repostas uma quantidade boa de arvores no local das que foram derrubadas, algo em torno de 40 ou mais durante toda a avenida. As luminárias serão trocadas e a avenida ganhará maior visibilidade e ficará mais bonita devido a fácil podação das novas arvores. As que chegaram a nossa cidade já virão em um tamanho bom para o plantio, garantindo assim que em no maximo dois anos já datam sombra e isso de certa forma descontraria os que achavam que elas viriam pequenas demais. A obra esta apenas no inicio e muito ainda há por acontecer e fica aqui a pergunta; Será que a população vai gostar da cortada das arvores ou irá haver mesmo os manifestos que foram marcados via Facebook?

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sempre foi contrario ao corte de arvores, vez que elas eliminam grande parte do CO2.
    Quando da primeira campanha de corte das arvores aqui em Limoeiro-PE foi radicalmente contra o corte; hoje em dia espero que as arvores existentes na Av. Severino Pinheiro, sejam poupadas ou até mesmo trocadas por outras que venham a florecer mais rápido para dar mais sombras, já quanto as palmeiras imperiais estas só vão embelezar a avenida. O que eu gostaria de ver em minha cidade é o respeito a ecologia plantando mais arvores e que o nosso capibaribe não fosse tão sariado.
    Frederico Guimarães - Defensor Público do Estado

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.