Header Ads Widget

Cinco detalhes que NÃO podem ficar de lado na hora de comprar seu laptop



Pensando em comprar um novo notebook? Então confira cinco motivos extremamente importantes para não economizar na hora da compra e não acabar com um equipamento guardado no armário ou desatualizado depois de poucos meses.

Investimento e durabilidade

Economizar algumas centenas de reais pode parecer tentador à primeira vista, mas não é uma boa opção se pensarmos em um investimento a longo prazo. Modelos com preços mais altos trazem não só um desempenho maior, mas também soluções de refrigeração mais sofisticadas, maior durabilidade de bateria e componentes de maior qualidade. Além do dinheiro em si, é importante lembrar de outros fatores, como por exemplo a usabilidade. Vale a pena economizar um trocado e, por outro lado, esperar vários segundos para abrir um programa, ou minutos para iniciar o Windows? Ou não poder assistir vídeos no Youtube em alta definição e tela cheia? Todos esses fatores entram em jogo, pois dificilmente uma pessoa comum pode adquirir um computador novo por mês, e notebooks são pouco aptos a upgrades.

Novo laptop

Garantia
Alguns fabricantes, especialmente brasileiros, vendem alguns modelos básicos sem garantia ou com o mínimo exigido pela legislação atualmente, que é de 3 meses. Já imaginou comprar um equipamento com essa condição e ele quebrar depois de 4 meses? Em vez de economizar alguns trocados o usuario acaba perdendo todo o investimento, ficando com um enorme peso encostado na estante do quarto.
Garantia é algo para assegurar que teremos um notebook funcionando no mínimo durante a quantidade de tempo coberta pelo contrato. Então, contratar um período estendido, como oferecido por alguns sites, não é uma má opção. Mesmo que acabe saindo um pouco mais caro inicialmente, isso pode eliminar muita dor de cabeça no futuro.

Entretenimento
Grande parte dos modelos comercializados atualmente trazem telas com resolução 1366x768 mesmo em modelos de 14 ou 15,6 polegadas, o que acaba resultando em uma baixa densidade de pixels e uma tela de baixa qualidade. Fabricantes fazem isso para disfarçar o baixo poder de processamento de seus modelos de entrada, já que o processador gráfico integrado se comporta melhor com resoluções menores.
É importante lembrar que tablets já trazem resoluções maiores em telas consideravelmente menores, como é o caso do Nexus 7 do Google ou do novo iPad, e mesmo modelos de entrada de 11,6 polegadas já trazem 1366x768 por padrão. Então, dimensionar a resolução de tela com a quantidade de polegadas é um bom indicativo de qualidade geral do notebook e evita uma má experiência de uso.


Bateria
Lojas de varejo colocam a quantidade de células como indicativo da durabilidade da bateria, raramente dizendo quantidade em mAh de energia que consegue armazenar, e o problema piora quando colocam informações do tipo "até 3 horas de operação em modo de leitura" para enganar o consumidor sobre o tempo real que o modelo aguenta fora da tomada.
Baterias de qualidade em geral são caras e influenciam bastante no preço final do modelo. Antes de comprar, é sempre bom olhar análises feitas em sites especializados sobre quanto elas aguentam em condições extremas. Modelos muito baratos funcionam como "desktops móveis", já que o usuário precisará levar o carregador para cima e para baixo junto do computador para não ficar sem bateria depois de 1 hora ou menos de uso.

Bateria
SSD
Os SSDs foram desenvolvidos para diminuir ou eliminar o maior gargalo dos computadores atuais: o disco rígido. A adição deles, mesmo em modelos de entrada, fazem a perfomance geral da máquina ficar perceptivelmente melhor, de forma que compensa economizar no processador e investir em um modelo que traga um drive sólido. Embora sejam relativamente caros no varejo e com menos capacidade de armazenamento de dados em relação aos HDs convencionais, os SSDs saem mais em conta se comprados junto com a máquina. Na pior das hipóteses, compensa mais comprar um com disco hibrido de HD + SSD de 320 GB do que adquirir um modelo com 1 TB de espaço, solução muito encontrada em Ultrabooks atualmente.

Conclusão
No Brasil pagamos um valor consideravelmente mais alto do que em outros países por produtos de qualidade, mas economizar na compra de equipamentos que utilizaremos todos os dias pode sair mais caro no final das contas. Com o anúncio do Windows 8, muitos usuários começaram a considerar a compra de um novo modelo de notebook apenas para rodar o novo sistema operacional, mesmo que tenham adquirido um PC há menos de um ano.
Na hora da compra, é importante levar em consideração um modelo que atenda às nossas necessidades por pelo menos 3 anos, além de lembrarmos que a performance geral da máquina influencia não só em nosso entretenimento, mas também em nossa produtividade na hora de realizar trabalhos de faculdade ou na empresa.
Já se arrependeu de ter comprado um modelo de notebook muito barato? Conte para nós!


Postar um comentário

0 Comentários