Header Ads Widget

Secretária visita Presídio de Limoeiro


Verificar a realidade prisional da população carcerária com suas necessidades operacionais e administrativos existentes nas unidades prisionais de Pernambuco, para melhorar as condições do Sistema Penitenciário. Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, esteve em Limoeiro, Agreste do Estado, mais precisamente na Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, que abriga 1.389 privados de liberdade, onde conheceu o equipamento, visitou o refeitório, salas de aula e ambulatório, além de conversar com os detentos e almoçar com os agentes de segurança penitenciária.

 A secretária falou da importância que a visita teve para concretização da meta estipulada pelo governador Eduardo Campos, que é promover uma política ressocializadora com eficácia. “O trabalho se propõe a minimizar as questões emergenciais em tempo hábil e assim, solucionar as demandar encontradas”. Durante a visita que Laura Gomes fez na Escola Estadual Paulo Freire, localizada dentro da penitenciária, o gestor do equipamento prisional, Paulo Uchoa, falou da importância do trabalho em parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SEDSDH, meio da Secretaria Executiva de Ressocialização – SERES, e a Secretaria de Educação. “Contamos com 6 salas de aulas com 15 turmas, o que soma 690 vagas.

Um exemplo é Antônio Marques de Albuquerque, 33 anos, casado, pai de uma filha, cumpre pena por tráfico de drogas, foi contemplado com bolsa de estudo do Programa Universitários para Todos – Prouni, o que vai permitir que ele curse administração de empresas”, destacou. Edvaldo Ferreira da Silva, funcionário público municipal, 47 anos, casado, dois filhos, acusado de homicídio, enquanto espera o julgamento, usa seu tempo estudando e pintando quadros, que vende ao preço de R$ 80,00 cada, dinheiro esse que ajuda a sua família.

 A SEDSDH, por meio da Secretária Executiva de Ressocialização, é o órgão do Governo do Estado responsável pelo Sistema Penitenciário de Pernambuco, tendo a missão de ampliar a Lei de Execução Penal no cumprimento da sentença judicial, visando a ressocialização da população carcerária. Em Pernambuco, atualmente são cerca de 29 mil presos, em 18 unidades prisionais e 67 cadeias públicas.

Fonte: Giro Mata Norte

Postar um comentário

0 Comentários