Header Ads Widget

AMD FX-9590: a primeira CPU do mundo com clock de 5 GHz

(Fonte da imagem: Reprodução/AnandTech)


Hoje (11), a AMD apresentou, durante a E3, o primeiro processador do mundo com configurações de fábrica para trabalhar com o clock de 5 GHz. O AMD FX-9590 é um chip que traz arquitetura Piledriver (a mesma dos produtos Trinity e Opteron 6300) e oito núcleos que devem entregar um novo nível de desempenho em jogos para entusiastas.

É valido notar que o clock-padrão do AMD FX-9590 é inferior a este valor, mas a fabricante não revelou qual a frequência-base de operação. Conforme documento oficial, o chip conta com a tecnologia AMD Turbo Core 3.0, a qual monitora a CPU e aumenta o clock quando for necessário — podendo, em condições de necessidade, chegar aos 5 GHz.

Além de contar com uma margem de segurança que possibilita essa sobrecarga, o AMD FX-9590 já vem destravado para que os jogadores possam realizar procedimentos adicionais de overclock. Vale salientar que a AMD não se responsabiliza por danos causados ao chip com procedimentos desse tipo.
Inovando e focando nos jogos

Outro componente que foi anunciado é o AMD FX-9370. Este chip traz a mesma arquitetura do modelo mais avançado, incluindo oito núcleos de processamento. A diferença principal está na frequência, que é um pouco reduzida. Com a tecnologia Turbo Core, esse processador chega aos 4,7 GHz.

Aproveitando a oportunidade, a AMD lembrou que o lançamento do primeiro chip com clock de 5 GHz não é uma atitude rara da companhia. No passado, a fabricante quebrou a marca de 1 GHz (em maio de 2000), inovou com o primeiro produto 64 bits, lançou os primeiros processadores dual-core e quad-core e, ainda, foi a pioneira no ramo das APUs.

A AMD relatou que o AMD FX-9590 e o FX-9370 serão componentes focados nos produtos das montadoras parceiras. Isso quer dizer que, em um primeiro momento, os novos modelos não estarão disponíveis para o consumidor que deseja montar uma máquina com tais itens. Devido a essa restrição, a fabricante não revelou preços ou datas para a chegada das CPUs.

Fonte: AMD

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/amd/40726-amd-fx-9590-a-primeira-cpu-do-mundo-com-clock-de-5-ghz.htm#ixzz2VxYsWpKb

Postar um comentário

0 Comentários