Propaganda

Últimas Notícias

Crimes na Web:novo vírus para Facebook é focado no Brasil



A Microsoft soltou um alerta de um novo malware que, disfarçado de extensão para Google Chrome e add-on de Firefox, começou a circular tendo como alvo o sequestro de contas do Facebook. Detalhe: até aqui o vírus parece funcionar com foco nas páginas de Facebook de brasileiros, inclusive com comandos específicos em português.

Segundo um boletim da Microsoft, o arquivo tenta manter uma atualização legítima para os navegadores. Uma vez baixado, o Trojan monitora se o computador infectado está logado em uma conta do Facebook e tenta fazer o download de um arquivo ‘config’ que inclui uma lista de comandos para a extensão do browser.

A partir daí, o malware é capaz de executar ações típicas do Facebook, como ‘gostar’ de uma página, compartilhar, postar, se juntar a um grupo e conversar via ‘chat’ com os amigos que fazem parte da conta “infectada”.

Algumas variações do malware incluem comandos para postar mensagens provocativas em português e com links para outras páginas do Facebook. Segundo a Microsoft, o número de ‘likes’ e de compartilhamentos em uma dessas páginas cresceu durante a análise do Trojan – sugerindo que as infecções continuam.

Há informações que faltam ainda. Por exemplo, não está claro como o maware se instala ou mesmo quantas infecções já podem ter ocorrido. Além disso, a capacidade do vírus pode ser maior: ele é capaz de modificar mensagens, URLs, páginas de Facebook a qualquer momento.

Finalmente, embora o malware pareça ter sido concebido com foco em alvos brasileiros, a Microsoft conclui que esse Trojan pode facilmente ser modificado para atacar usuários em outras regiões.

* Da CNET News, Convergência Digital

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.