Header Ads Widget

Primeiros meses de gestão registram ações na Educação de Limoeiro




Ao completar os cem primeiros dias da nova gestão da prefeitura de Limoeiro, a secretaria municipal de Educação fez uma avaliação positiva dos avanços registrados em vários setores da pasta – com destaque para o trabalho de integração social e compromisso humano. De acordo com a secretária de Educação, Rosejara Ramos, “as ações vão muito além do que obras de pedra e cal”.
Durante a avaliação administrativa, a secretária elencou ações implantadas e que estão beneficiando a comunidade escolar. Inicialmente, a Educação Especial encabeçou a pauta. 

“O governo de Limoeiro tem dado especial atenção aos portadores de necessidades especiais. Sob designação do prefeito Ricardo Teobaldo, a secretaria de Educação em atendimento aos clamores das mães que possuem filhos cadeirantes e que não estavam frequentando a escola, designou um veículo modelo Kombi exclusivamente para atender a essas crianças e adolescentes. Isso, enquanto o município não recebe o ônibus totalmente adaptado adquirido através de convênio MEC/Prefeitura para ampliar o atendimento”, destacou Rosejara.  Além de garantir o acesso às escolas, as crianças ainda são levadas para atendimentos médicos e estimuladas a participarem de atividades extra-escolares. 


De acordo com a secretária, o “ponto final” do analfabetismo está entre as prioridades. “Assumimos o compromisso de alfabetizar na idade certa as crianças do município. O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa já foi lançado na rede municipal de Limoeiro e as diretrizes já estão sendo postas em execução. Limoeiro possui uma distorção idade série de 22,30 por cento nos anos iniciais. Foi implantado o Programa Alfabetizar com Sucesso para os 4º e 5º anos. Enquanto os 1º, 2º e 3º anos se regerão pelo Programa Acelera. Os alunos das licenciaturas de Física e Matemática estão desenvolvendo o Projeto: Educa Mais – FACAL E SEDUC pela Educação. Através do mesmo, os alunos estão aplicando aulas de reforço escolar em Matemática para alunos com desempenhos insatisfatórios”, explicou a gestora educacional.


Quando o assunto foi tecnologia, a secretária confirmou a execução de um programa voltado ao mundo da computação focando os jovens das comunidades rurais. “Em parceria com o Ministério das Comunicações e UFRPE, a prefeitura implantou o programa Inclusão Digital com Cidadania Rural. Curso de informática está sendo levado a Fazenda Jucá (piloto), e aos sítios Ilhetas, Travessia e Espíndola. Serão instalados 25 computadores na comunidade com acesso a internet. Através do programa, os jovens se transformarão em multiplicadores e construirão um portal na Internet para divulgar as ações da comunidade, bem como, desenvolverão uma rádio comunitária. 

Atualmente, como projeto piloto, a comunidade da Fazenda Jucá está sendo atendida no espaço onde funcionou uma das escolas municipais que foi desativada em 2012”, explicou a secretária.
Segundo a responsável pela pasta Educação, o governo municipal firmou convênio com a FECOMERCIO, para trazer para as escolas de Limoeiro o projeto FORME, que deverá preparar os alunos da rede municipal para uma visão empreendedora. Ela ainda sublinhou o olhar voltado à Educação Superior. 

“Através de um convênio com o MEC estamos promovendo melhorias na Infraestrutura do prédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e, com vistas a ampliar os cursos da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), além da implementação da biblioteca da faculdade, com novas instalações e acervo”, pontuou a educadora. 


Finalizando a avaliação dos primeiros dias de gestão, a secretária lembrou a necessidade de capacitar os envolvidos no processo educacional do município. “Implantamos o processo de avaliação da gestão escolar, promovendo, em seguida, capacitação para os gestores dentro das novas diretrizes educacionais. Assim, vamos nos preparar para atender as exigências atuais da Educação, se transformando em um município forte nesta área”, finalizou Rosejara Ramos.

Departamento de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários