Header Ads Widget

Habemus papam: Argentino Jorge Mario Bergoglio é eleito novo Papa

Foto G1

A escolha do novo Papa pegou muita gente de surpresa  e o nome do argentino, Jorge Mario Bergoglio, não foi aceito em sua totalidade pelos limoeirenses. Alguns preferiam o italiano ou até mesmo um brasileiro, mas como não deu o que restou foi aceitar a escolha dos cardeais. Muios limoeirenses esperavam que a igreja Matriz tocasse seu sino com a escolha do novo Papa, ma tal fato não ocorreu.

Quem estava assistindo a programação da TV ficou atento aos telejornais que fizeram uma cobertura bem ampla dando foco aos possíveis nomes. O novo Papa foi anunciando algumas horas após a chaminé da Capela Sistina fumaçar branca. Uma multidão esperava pelo anuncio do novo Papa e às 20h14m (16h14m horario de Brasília) foi anunciado o nome do novo "pastor" da igreja católica.


 O novo Papa foi eleito hoje, quarta-feira (13), com dois terços dos votos dos cardeais e após aproximadamente uma hora Francisco  falou pela primeira vez como Papa. Em seu discurso ele disse:

 "Vocês sabem que o dever do conclave era dar um bispo a Roma. Parece que os meus irmãos cardeais foram quase até ao fim do mundo para me buscar. Mas aqui estamos."  


O novo Papa assume o poder aos  76 anos e terá muitas questões a serem resolvidas. Ele é o 266º Papa a assumir o cargo. Ele é o primeiro latino-americano e também o primeiro jesuíta a assumir o posto mais alto da igreja católica. O Papa também fez um pedido aos mais de 1,2 bilhões de fieis que estavam presentes a Praça São Pedro e  o mesmo ressaltou:

"Todos devemos empreender um caminho de fraternidade, de amor" e de "evangelização".
Falando em um italiano meio "espanholado", Francisco também agradeceu ao seu predecessor, Bento XVI,  que agora exerce o cargo de Papa Emérito.  Os telejornais da noite deram um foco ainda maior a papado.

Postar um comentário

0 Comentários