Header Ads Widget

Chuvas animam agricultores, mas ainda é preciso cautela afirma meteorologista da Emparn



Não só Limoeiro, mas muitas cidades de Pernambuco vinha e ainda vem sofrendo com a forte estiagem que assola nosso estado, mas parece que a mesma poderá ser amenizada, pois dia 18 e 20 foram dias de chuvas em nossa região e isto é motivo de muita alegria, afinal rege a crença que se chove no dia de São José é sinal de boa invernada e uma colheita do milho pra lá de especial. Como os reservatórios das barragens estavam no nível abaixo do normal a situação já era de extrema  preocupação, mas se as chuvas continuarem neste ritmo teremos fortes chances de não haver um racionamento de água.

Para o início da próxima semana, provavelmente as chuvas vão continuar, segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot. "As previsões não são feitas a longo prazo porque este ano as chuvas estão muito irregulares e em condições climáticas com muita variação. Por isso, a cada três ou quatro dias precisamos fazer uma reavaliação da previsão", informou Gilmar Bristot, reconhecendo que isso causa apreensão por parte dos agricultores, porque eles precisam de tempo e antecedência para preparar a colheita. 

Vale salientar que isto é a nível de nordeste e com essas previsões positivas só temos a comemorar. Ainda foi relatada que a ocorrência dessas precipitações está de acordo com o estudo da "presença de instabilidades associadas à Zona de Convergência Intertropical e à circulação ciclônica dos ventos em altos níveis da atmosfera", feita pela Emparn para o período.

No entanto, a Emparn ainda não tem previsão de bom inverno para 2013. Na última reunião dos meteorologistas do Nordeste, foi identificada uma tendência de chuvas abaixo do normal e irregulares entre os meses de março e maio deste ano, o que poderá comprometer o abastecimento e, consequentemente, as atividades da agricultura e da pecuária.

Algumas partes do texto foram retiradas da Tribuna do Norte

Postar um comentário

0 Comentários