Header Ads Widget

A oficina Um Olhar Lúdico Sobre o Quintal esta de volta e desta feita os papeis se invertem.



Para quem pôde ver todo o desenrolar da oficina Um Olhar Lúdico Sobre o Quintal de 2012 viu alunos empenhados em retratar um quintal repleto de infância e coisas boas, mas desta feita os papeis vão se inverter e agora o quintal passará para as mãos dos educadores que buscaram por sua vez aplicá-los em sala de aula. A atriz e apreciadora Maria Alves como ela gosta ser chamada, sem o dona é claro, emprestou um pouco de seu talento e conselhos de palco para um grupo de professores que se reuniram na escola João Duarte, antigo Morais e Silva, para debater os problemas envolvidos em sala de aula. 

Diversos gestores do EJA de nossa cidade se fizeram presentes e debateram problemas comuns entre si e que afetam o geral da educação. Também estava presente Fábio André, Charlon Cabral, Edna Alves. Maria Alves em uma mesa redonda falou um pouco dela e de suas peças que aportaram em Limoeiro. O teatro esta adentrando na educação e Fábio falou do ponto onde o teatro começa que segundo ele tudo começa no berço da educação onde as escolas são um teatro onde se aprende de tudo. 

A oficinal teatral foi um dos pontos levantado por Maria que frisa muito bem a encenação com a junção da educação fazendo um papel impar para o alunado. Nesta mesa redonda o arte educador do Galpão das Artes fez as perguntas e a atriz convidada as respondia que mostrava aos professores como implementar o teatro nas escolas como forma de aprendizado. A sensibilização foi a palavra de ordem na voz de Charlon Cabral que falou do educando e do todo envolvendo educação e teatro. Sentimentos, esta palavra foi bastante forte e ela foi destaque na voz da Maria que em suas palavras falou o por quê dela não ser incluída nas escolas como forma de ensino? 


Neste bate papo gostoso os professores interagiram com os presentes e puderam entre si avaliar o ponto central deste encontro que tem como base a inserção do teatro na educação. Em um jogo de palavras Charlon expressou bem o que o teatro tem e pode contribuir para uma educação de qualidade. A descontração tomou conta e alguns professores levantaram o fato do teatro já fazer parte “entre aspas” do meio educacional, afinal de contas a sala de aula já é um palco onde a encenação vem por meio das matérias que hora exigem certa dramatização e leva o aroma teatral para dentro de um ambiente onde as matérias são reinventada de forma agradável onde o dinamismo toma conta do entorno escolar. 

Uma das professoras falou de suas andanças pelo teatro escolar e mostrou em gestos e palavras as peças produzidas por ela em sala de aula com um envolvimento mutuo entre gestores, alunos e comunidade escolar. O projeto Um Olhar Lúdico Sobre o Quintal deverá ganhar outros quintais e deve aportar em outras localidades além da zona urbana. Projetos serão realizados em parceria com o Galpão das Artes e as escolas por meio do EJA que serão agraciados com tal projeto. O enceramento seu deu com um presente de Maria Alves que propôs uma dinâmica com os presentes, foi algo bastante interessante proveitoso e apreciado por todos. A dinâmica foi um ato inusitado onde a rapidez em encaixar as coisas era valida e divertida. Charlon Cabral também fez uma dinâmica e desta feita usou uma formiguinha imaginária que era guardada em lugares inusitados dos educadores. 

O fato gerou risos e virou mais um ponto de descontração onde a formiga sumiu e em seu lugar veio o beijo dado no local onde o inseto havia sido guardado posteriormente. As dinâmicas trabalharam diversos temas e entre elas a espontaneidade e o conjunto da obra de que podem ser aplicado em futuras aulas em conjunto com os alunos. A motivação e o dinamismo fechou com chave de ouro mais esse encontro que pelo seu desenrolar haverá mais alguns e com certeza o aprendizado por eles adquirido chegará ao EJA de Limoeiro. 

Estiveram presentes os EJAs das escolas:  João Duarte, Otaviano Basílio,  Salomão Gisburgue e a escola Sérgio José de Sá que é situada na localidade de Paquivira interior de Limoeiro. O coisas da Vida apoia projetos como este e tem o maior orgulho de participar de perto e ver esse conjunto que une educação e teatro em prol de um bem maior. Confira algumas fotos por Márcio Wanderley








Postar um comentário

0 Comentários