Header Ads Widget

Reduza o tempo de inicialização de seu Windows com essa ferramenta que desativa os programas que começam automaticamente


Com o passar do tempo, o computador torna-se cada vez mais lento, aumentando também o tempo que precisamos esperar durante a inicialização do computador para podermos utilizá-lo. É possível amenizar e até mesmo resolver o problema ao desativar a execução automática de programas desnecessários.
Soluto foi desenvolvido justamente para essa tarefa: impedir a execução automática de programas que não são extremamente necessários. Para isso, conta com uma extensa base de dados com informações sobre programas e processos, ajudando-nos a decidir o que é realmente importante.

Os diferenciais

Soluto destaca-se principalmente por auxiliar na tomada de decisão sobre aquilo que pode ter sua inicialização automática cancelada, além de fornecer a opção de apenas adiar a inicialização dos aplicativos para o momento em que haja mais recursos de memória e processamento livres.


Para verificar a eficácia das ações tomadas, a ferramenta calcula a cada inicialização do computador a quantidade de tempo que os aplicativos utilizam. Caso sejam realizadas alterações indevidas, podemos facilmente revertê-las ao clicar em apenas um botão, o "Undo All".

Nem tudo é perfeito

Infelizmente, o Soluto requer a reinicialização do Windows após a sua instalação, assim como para a aplicação das alterações que desejamos. O fato de a ferramenta não estar traduzida para o português exige que redobremos a atenção para não desativarmos aplicativos importantes, como o antivírus.
A desativação do antivírus ou outro aplicativo de segurança, como firewall, durante um momento de desatenção, tende a comprometer a segurança do sistema. Apesar desses pequenos contratempos, a ferramenta representa uma excelente oportunidade para evitarmos o estresse da odiada lentidão.

Como utilizar

Ao reiniciarmos o computador após a instalação da ferramenta, serão apresentadas três listas de programas: "No-brainer" apresenta os programas que podem ser desativados com segurança, "Potentially removable" exibe aplicativos que devem ser analisados e "Required" traz os programas indispensáveis para o correto funcionamento do Windows.
Nas listas "No-brainer" e "Potentially removable" podemos escolher entre adiar a inicialização dos programas ou desabilitá-la, graças às opções Pause Delay, respectivamente. Para os programas já catalogados na base da ferramenta serão exibidas informações sobre sua utilidade e as possíveis consequências de sua desativação.
Roda em Windows XP, Vista, 7
Disponível nos idiomas:  Inglês Inglês  

Configuração Mínima

  • Conexão com Internet necessária para baixar o restante dos arquivos necessários para a instalação, assim como atualizar a base de dados da ferramenta.
  • Requer o Microsoft .NET Framework 3.5 Em português instalado em sua máquina

Postar um comentário

0 Comentários