Header Ads Widget

II GERES irá realizar o Outubro Rosa: PE na luta contra o Câncer de Mama

Foto Poline Silva/cortesia
 
Iniciado nos Estados Unidos, em 1997, e com a adesão do Brasil em 2002, o movimento Outubro Rosa busca chamar atenção do público de que o exame clínico e a mamografia, feitos regularmente, são as formas mais eficientes de conseguir um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura do câncer de mama. Em Pernambuco, várias entidades de classe estão preparando agendas para lembrar a data e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está apoiando diversas dessas mobilizações.

CÂNCER DE MAMA – Segundo o MS, indica-se que toda mulher faça, periodicamente, o exame clínico das mamas com um profissional devidamente qualificado. Para mulheres entre 50 a 69 anos de idade (faixa etária de maior vulnerabilidade), a principal estratégia utilizada é a realização do exame clínico das mamas e a mamografia a cada dois anos. Só em 2010, foram mais de 600 casos de câncer de mama no Estado. De 2007 a 2010, foram capacitados 2.165 profissionais médicos e enfermeiros da Rede Básica do PSF de todo o Estado para detecção precoce do câncer de mama.


A II GERES aderindo a este movimento vai estar realizando um café da manhã e um evento no auditorio da GERES para coordenadores de atenção à saúde dos municípios da Regional de Saúde com incentivo à melhoria do programa na região!
 
Fonte: Meta Bronca

Postar um comentário

0 Comentários