Header Ads Widget

Há 60 anos surgia em Limoeiro a Rádio Difusora, hoje Rádio Jornal do Comercio


Há exatos 60 anos, dia 17 de outubro de 1952, nascia em Limoeiro sua primeira emissora de rádio, a Difusora de Limoeiro, que foi situada em um bonito e moderno prédio, tendo em vista os padrões arquitetônicos da década de 50, na Praça da Bandeira. A emissora levava e leva musica e informação aos seus ouvintes. O locutor, Aníbal Veras, apresentava sua Praça da Saudade e com ela as canções de época e de outrora. O Professor Vilaça (Marcos Vinícios Vilaça) escrevia e enviava para emissora sua Cronica do Almoço para que fosse lida enquanto e a população da Princesa do Capibaribe pudesse ficar bem informada. Nomes como Djalma Tavares, que apresentava o programa Trenzinho do Forró de Bastião também fez parte da grade de programação assim como Maria Célia, Ventura Silva, Valério Batista, Fernando Chagas entre outros, marcaram época na cidade e fizeram parte do quadro de Locutores .

Gonçalves Filho, Sérgio e Silva, Carlos Alfeu já eram nomes da nova leva de locutores limoeirense, mas assim como os outros também fazem parte da história da rádio. Hoje a emissora encontra-se em um novo prédio, tendo em vista que o antigo prédio foi doado a Limoeiro e nele foi alojado o Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça. É neste Centro onde a cultura é disseminada e levada aos limoeirenses. Na nova leva de locutores também passou por lá jovens talentos como é o caso de Alfredo Neto que tirou as férias de Carlos Alfeu, também temos o Juari Barroso que trabalha na parte administrativa, mas também faz reportagens vez por outra. Na Técnica de som ouve vários operadores e entre eles o Sombra que ainda hoje é lembrado, mais saiu da emissora e cedeu espaço a Petrônio Portela. Jaime Salvador também fez e faz parte desta emissora e hoje esta tirando durante este mês de outubro as férias de Alfeu.

Programas como Revista da Manhã, Supermanhã e Revista do Almoço fizeram e fazem a alegria de todos e estes programas resistiram ao tempo  e hoje carro chefe da rádio AM é a Bagaceira que vai ao ar de 10h00m até as 11h00m. Depois de um período conturbado e com dividas a emissora ressurge das cinzas, mas não tendo sua programação em 100% passando assim a ter apenas 4 programas, programas esse apresentando por Carlos Alfeu. Instalados em um morro próximo à cidade, os transmissores da Rádio Jornal de Limoeiro proporcionam uma extraordinária cobertura, chegando com sinal claro e forte a cerca de 30 municípios do Agreste e Zonada Mata de Pernambuco, além da própria cidade do Recife. Na Zona Oeste do Recife podemos ouvir a Jornal de Limoeiro.

Na parte administrativas tivemos Valério Batista como diretor e depois Juari Barroso, mas hoje o cargo é ocupado por Gostavo. Temos também o excelente trabalho de Vagner Lourenço que toma conta da emissora com mãos de ferro. Uma curiosidade: no bairro da Iputinga, onde ficam os transmissores da Jornal Recife os sinais das duas emissoras, em alguns momentos “se misturam”, proporcionando uma estranha sensação de eco. Isso mostra a força de comunicação de Limoeiro, que fica a mais de 70 km do Recife. A emissora foi um verdadeiro presente de João Carlos Paes Mendonça que é dono do Grupo JCPM que corresponde as Rádios Jornal do Comercio, JC/CBN, a TV Jornal e ao Jornal do Comercio.

Grandes momentos de nossa cidade passaram por esses microfones e entre eles destacamos as enchentes que em meados de 1975; Ano das cheias que assolaram Pernambuco a emissora foi o principal veículo da época a divulgar notícias sobre as enchentes de forma precisa e eficaz. Em Limoeiro, com o transbordamento do Rio Capibaribe as populações ribeirinhas da cidade e municípios vizinhos ficaram assustadas e a rádio cumpriu bem seu papel de informadora. Hoje a Rádio Jornal Limoeiro mudou de prédio, para instalações mais modernas e se mantém em destaque na memória e no coração da cidade. Os programas locais Revista da Manhã, Supermanhã e Revista do Almoço são líderes de audiência. Sintonizando o dial da emissora, os ouvintes do Interior do Estado também têm acesso à transmissão via satélite de alguns dos principais programas da âncora, no Recife.

Não podemos esquecer das eleições que nesta emissora sempre tem uma enorme audiência com os debates dos candidatos a prefeito de nossa cidade. A cada ano a emissora e os locutores se reciclam e fazem da arte de comunicar uma arte de se gostar. Hoje as redes sociais e as mídias digitais estão mais que presente, pois pessoas de todos os lugares do mundo podem ouvir a emissora, seja através do site da rádio ou até mesmo dos blogs que espalham o som da emissora web a fora.

Com informações da Rádio Jornal Recife escrevemos este texto em homenagem a Rádio Jornal Limoeiro que sempre nos acolheu muito bem e acima de tudo valoriza nossa categoria de Blogueiro. 

Veja algumas fotos raras da emissora...

Bloco carnavalesco da época

Prédio recém inalgurado

Carro do Diário da Noite em visita a emissora

Construção do prédio da Rádio

Apresentação no teatro da emissora

Radialista Aníbal Veras em entrevista

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Matéria boa, no entanto, pediria permissão para fazer uma correção quanto à alusão que se fez ao Professor Vilaça que não se trata do imortal Marcos Vilaça, mas ao seu pai Antônio de Souza Vilaça.
    Com meu abraço e estímulo pela divulgação de Limoeiro.

    Antonio Mendes

    ResponderExcluir
  2. Merece destaque o quase eterno operador Antônio Maria.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde me chamo Floriano de de caruaru pe, hoje moro em são paulo já a 40 anos mais eu ainda adolescente eu oivia um programa de radio que se chamava: o treizinho do forro do Bastião as 23:00 horas.

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.