Header Ads Widget

Limoeiro conquista segundo melhor índice do Estado em Atenção Básica de Saúde


O Governo Federal instituiu em todo o País através do Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Esse programa procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que asseguram maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.

Segundo nota divulgada pelo ministério no dia 30 de agosto, inicialmente, 1752 municípios estão sendo contemplados após avaliação realizada em mais de sete mil cidades brasileiras. Nesse montante está o município de Limoeiro, que no Estado de Pernambuco alcançou o segundo melhor índice de qualidade na prestação de serviço de Atenção Básica (Primária) da Saúde – ficando atrás, apenas, da capital pernambucana, Recife. Com esse resultado, os profissionais da área da saúde que “vestiram a camisa” serão contemplados com bônus salarial calculado de acordo com o nível profissional que cada um dispõe, podendo ainda variar em decorrência do trabalho individual desenvolvido e, consequentemente, pela meta alcançada.

De acordo com o coordenador da II Gerência Regional de Saúde (Geres), Mário Moreira, na quarta-feira (26), às 08h, os profissionais do município estarão reunidos no auditório da Escola Técnica de Limoeiro (ETE), para a apresentação dos indicadores e celebração da conquista. “Entre 175 municípios ficar em segundo lugar, ficando atrás apenas no Recife é como se fosse o primeiro colocado. Vou receber a equipe de saúde completa para apresentar os indicadores e congratular a conquista”, disse Moreira em entrevista a Rádio Cultural FM.

Para alcançar números positivos, o municio investiu na estrutura física e profissional das Unidades de Saúde da Família (USF), como também abriu novos equipamentos de saúde na cidade. E para se ter o reconhecimento, Limoeiro passou por 03 das 04 fases do programa: Adesão e Contratualização, Desenvolvimento e Avaliação Externa. A última fase, a Recontratualização, será pactuada entre as equipes básicas para que se mantenha o mesmo nível de qualidade nos serviços prestados.

Melhorias – Apesar do bom índice avaliado pelo Ministério da Saúde, o coordenador da GERES entende que os avanços precisam continuar. “Sabemos que dentro das dificuldades do SUS em todo o país mantemos um trabalho reconhecemos que a saúde de Limoeiro vem andando. A parceria entre governo estadual e municipal tem sido exitosa, e pretendemos ampliar. Nunca vamos atingir a excelência, temos que lutar sempre pelo bom, trabalhando sempre com as limitações orçamentárias e pessoais”, ressaltou Mário.

Postar um comentário

0 Comentários