Header Ads Widget

Quando a notícia vira manchete...


Quando a notícia vira manchete resenha crítica sobre aspectos da atuação dos blogs (páginas eletrônicas na internet),com foco em Limoeiro-PE Do movimento “caçula” das comunicações sociais locais, a atuação de cidadãos e cidadãs em suas páginas eletrônicas chamadas de BLOGS, tem-se mais é que reverenciar e recebe-los com entusiasmo – ao menos para aquelas pessoas e grupos que admitem a comunicação social ser um direito amplo, como prevê a Constituição Brasileira, e que estão, pessoas de amplo potencial, exercitando suas versatilidades comunicativas que lhe são opção decisiva de participação e atuação no tecido social em que se inserem. Assim, a internet, de várias formas, e nesta pequena resenha, pelos blogs,possibilita a democratização da comunicação que em linhas gerais e históricas no Brasil só estiveram e estão a serviço de pequenos grupos econômicos/ideológicos, detidos por poucas pessoas.

 Liberdade ao se expressar para grande público é coisa rara na história das comunicações sociais e a internet, os blogs, as redes sociais ajudam a vivenciarmos esta dinâmica salutar à dignidade humana, ao engrandecimento da sociedade em suas dimensões culturais/politicas/econômicas. Em Limoeiro(PE), episódio simplório demonstra a importância em que se chegou os BLOGS. Ocorreu de notícia estampada em um blog e replicada por outros causou aborrecimento à pessoa tema da manchete. Em programa radiofônico foi-se noticiado o inverso da notícia exposta no blog, corrigido, pela própria pessoa citada, Sr. Isaac Manassés (pré-candidato a prefeito de Limoeiro), que expressou inquietação pela notícia equivocada veiculada em blog local, mas externando complacência quando a conversar com o blogueiro autor da notícia (Jair Ferreira) que apresentou desculpas a Isaac e explicou ter havido um lapso de sua parte. 

Minutos depois da entrevista radiofônica já estava no blog de Jair ( www.folhadelimoeiro.blogspot.com),comentário explicando a real situação tema da matéria e se desculpando novamente ao citado e ao público.Importante observar que não consiste exclusividade de emissão de notícias os blogs, assim que outros meios de comunicação estarão sempre complementando-se nesta tarefa social sine-qua-non ao dinamismo social: a comunicação, a notícia. De feita que ao tempo dos blogs ilustrarem e enriquecerem o serviço radiofônico local, quando são citados em suas matérias (posts) principais, também a radiofonia os complementam quando por exemplo presta esclarecimento sobre notícia equivocada como foi o tema da candidatura ou não do ex vereador de Limoeiro Isaac Manassés.

 O comunicador Jair Ferreira manifestou-se elegantemente ao vivo sobre o episódio em programa radiofônico local(nesta sexta-29 de junho) e pediu devidas desculpas ao próprio pré-candidato, assumindo o lapso da manchete publicada. Ocorre que situações assim são de fato causadoras de aborrecimento a quem é citado – quando uma manchete não condiz com os fatos verídicos, mas é de maior gravidade a situação que se configura a quem criou e gerou a notícia. É das situações mais difíceis que passa um repórter, seja amador, profissional, hobista, voluntarial, ou qualquer outra forma que se configure seu trabalho. Ao comunicador, a comunicadora que comete destes lapso de reportagem, seja por falta de checagem de mais de uma fonte ou por precipitação de gerar a notícia é-lhe às vezes terrível o imbróglio em que mergulha. Porém, em caso específico da notícia aqui comentada, convém, em minha ótica destacar que:

1 – só mostra o interesse e necessidade que tem o movimento blogueiro em Limoeiro em crescer, quando assume o desafio de preencher uma lacuna mantida pela comunicação local: noticiar fatos significativos em tempo mais ágil e de focos diferenciados de redação

– porque as rádios locais ou estão em REDE ou veiculam 80% de música. Por tanto, merece todo respeito e reverência os blogueiros.

2- se aos blogs atuantes em Limoeiro - uns já há quase 10(dez) anos e só agora descobertos, percebidos, é característica de cumprir com seus propósitos gerando satisfação ao público ( e isto se reverte em estímulo ao blogueiro, a blogueira que percebe a utilidade de seus esforços) uma situação de exceção NÃO PODE e NÃO DEVE ser tomada como regra. Assim, que da manchete do blog Folha de Limoeiro as devidas desculpas e devidas correções parecem ser suficientes para encerrar o assunto.

3 – cria-se mais um nível de complexidade dos criadores e geradores de notícia: reforçar e checar as informações que recebem, se possível, ampliar as fontes. E isto é bom pra todo mundo!!!

4- Interessantemente... no cenário político local, percebe-se que a estrutura de comunicação de grande público está, embora restrita, funcionando em bom tom para com o interesse do público e com a veracidade dos fatos. Assim que mostrou-se as frequências radiofônicas abertas para evidenciar contradição. O ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Limoeiro, Sr. Isaac Manassés exerce seu direito de resposta e de prestar esclarecimentos como pessoa pública que é. Assim, quem não se manifestou a negar o que se fala nas ruas é porque não o quis...

5-Em específico ao colega Jair, é importante que se solidarize os demais colegas de comunicação, na consciência de que tal situação pode acontecer com quem quer que seja e que vai acontecer provavelmente algumas vezes na carreira profissional de qualquer comunicador/a. Portanto, é muito natural estas situações e o trabalho do Sr. Jair Ferreira em seu blog comprova que não é constância do mesmo, afinal seu conteúdo gerado é em regra consoante com os fatos. Daí que as mediadas já tomadas tendem a concluir o fato: a explicação corrigida no blog Folha de Limoeiro e o esclarecimento público radiofônico do ex-vereador Issac. Então que não é aceitável a configuração de que surge no blog Folha de Limoeiro, no post de esclarecimento de que “não mais noticiará sobre Politica ou sobre Políticos de Limoeiro”. 


A menos que queira desistir da pauta que tem adotado até aqui, apenas o cuidado para não recorrer em falha similar já gabarita a continuidade do importante serviço prestados por este comunicador que faz uso do blog como veículo. A percepção da realidade de cada pessoa é sempre original e bem-vinda, sendo este ano (2012), ano eleitoral municipal, qualquer blogueiro irá participar com muito mais eficiência e utilidade se noticiar a movimentação política este ano. Repita-se, parece não haver necessidade em caso único e simplório - por sinal praticamente de todo já superado - que haja esta auto-exclusão do blog Folha de Limoeiro do noticiário político. Não precisa. Não se justifica. Falhas ao noticiar sempre vão haver, fazem parte do ofício da comunicação e da sociedade e por sinal, quando involuntárias são farto material para análise crítica da comunicação social e a sociedade específica que ela lida.

Abraços a todos e todas, esperando contribuir nesta construção: democracia na certeza de ajudar na defesa da: liberdade de expressão, em: 29 de junho de 2012, Walter Eudes - comunicador social DRT-PE 2655 – RÁDIO E TV waltereudes@correios.net.br

Postar um comentário

0 Comentários