Header Ads Widget

Escola de Limoeiro é destaque em jornais e mídias pernambucanas


O colégio Pentágono de Limoeiro foi destaque nas principais mídias pernambucana com seus projetos inovadores e apoio total a reciclagem e o meio ambiente. Em uma das reportagens vinculada no Diário de Pernambuco (um dos maiores jornais em circulação em nosso estado) foi feita uma reportagem especial sobre a escola e sua revolução de cidadania. Nesta reportagem foi citado que um grupo de alunos e professores veem provando que é possível mudar a cara de uma cidade. A escola que é pioneira no quesito sustentabilidade tenta mostrar a todos que dá para se fazer uma Limoeiro melhor para todos e que para isso bastam alguns simples gestos de todos. A instituição de ensino desde cedo a seus alunos o que fazer para que nossa cidade possa ser uma cidade melhor para todos. Em documento entregue a Prefeitura de Limoeiro e ao Governo do Estado a escola aponta problemas e as possíveis soluções e as que estão sendo tomadas por parte da escola em diversas áreas, como por exemplo: meio Ambiente (plantio de arvores em parceira com a ONG “Mais verde para Limoeiro”), Cultura ( Fabricação de brinquedos populares em parceria com o Galpão das Artes), saúde e mobilidade. Já se cogita até uma forma de implementar este modelo nas escolas públicas de nosso estado para que cada escola possa tornar sua cidade mais sustentável.

Outro ponto marcante da entrevista foi quando sitaram o pioneirismo da escola na coleta de óleo de comida para serem entregues a ASA para produção de sabão. Pessoas que falaram a repórter do Diário relataram que jogavam litros de óleos pelos ralos das pias ou até mesmo esgoto poluindo assim os rios, mas com essa iniciativa do colégio eles não o fazem mais e todo o resto de óleo que sobra das frituras que antes poluíam hoje são totalmente reaproveitareis. O plantio de arvores também foi um ponto forte da matéria; tendo em vista que estes dias nossa cidade passou por revoluções por conta de derrubadas de arvores. A escola esta sendo pioneira neste sentido e faz com que seus alunos possam se conscientizar da importância de se ter uma arvore em casa e seus benefícios a longo prazo.

Quem também entrou na rota da matéria foi o Galpão das Artes que com suas produções teatrais resgatou o gosto do povo pelo teatro e pelas brincadeiras de infância incentivando as crianças a produzirem seus próprios brinquedos e gostem de ler com as rodas de leituras que envolvem escritores e contadores de histórias. No Ponto de Memoria palavra de ordem é guardar para sempre as melhores lembranças de nossa infância e mostrar a esta e as futuras gerações o que nos fazia feliz e que hoje não são mais visíveis e vislumbras por crianças “cibernéticas”. Até o incentivo ao ciclismo foi relatado na matéria. Vários grupos de ciclismos surgiram em nossa cidade depois que a escola começou a promover passeios de bicicletas e a introduzir este veículo na vida dos alunados fazendo com que eles adotassem este meio de vida que é totalmente verde e não polui o meio ambiente.

A escola também ganhou as paginas da Revista Veja na coluna de Cláudio de Moura Castro onde ele relatou a educação protegendo o meio ambiente. Na matéria foi citado a ida da diretora da escola Rosejara Ramos a RIO +20 para apresentação de seus projetos referentes a sustentabilidade e as metas da instituição de ensino para a preservação da natureza. A matéria foi bem extensa e rendeu bons frutos a escola que já modelo Brasil a fora. Se vocês pensam que acabou, estão enganados, pois ainda teve matéria na revista Educação na sua 182ª edição no caderno Sala de aula, onde a Rio +20 foi levada em discussão e a educação entrou como meio viável, afinal educar é gerar pessoas mais conscientes.

Todos de Limoeiro reconhecem o bom trabalho desempenhado por todos que fazem o Pentágono e parabenizam os gestos e as bravuras de quem não vê problemas e sim soluções para um mundo melhor onde todos possam viver bem melhor sem ter o fantasma da poluição a atormentar a todos. Nossa equipe também agradece o matéria recebido e tem orgulho de ver um filho de Limoeiro prosperar mundo a fora e se fazer modelo em educação e vida sustentável. Que esta escola sirva de modelo para tantas outras.

Assista abaixo a vídeo reportagem de Ana Cláudia Dolores do Diário de Pernambuco com a receita para ser uma escola de sucesso.

Postar um comentário

0 Comentários