Header Ads Widget

Symbian Belle Fusion 4.7 no Nokia N8 e cia

Como todos sabem a Nokia liberou a nova versão do Symbian Belle e quem acompanha os fóruns e comunidade no Orkut já viu as Belle "vazadas" e a última que havia saído foi a Fusion "feita" pelo criador seu Sátiro que tinha o nome de Symbian Belle Fusion e a alguns meses fomos surpreendidos com a Symbian Belle Fusion II, 3, 4 e suas subdivisões que é um presente dado por Sátiro a todos os participantes da comunidade. Para quem nunca fez é super fácil, vou postar logo abaixo um tutorial que saiu no Nokiatividade e é super detalhado. Lembrando-se que é por conta e risco. Vocês podem me perguntar, mas pra quê colocar essa modificada se a original saiu? Aí eu respondo; Essa já tem várias modificações ou seja melhorias para que o N8 e cia trabalhem bem mais rápido e ágil sem dar aquelas famosas travadinhas. A versão deste tutorial será a FUSION 4.7 que é a ultima da linhagem "4xx". Como novidade das demais temos alguns mods de aceleração e um novo Music Player. Então sem me alongar muito aí vai o tutorial que também esta na comunidade do Orkut.

Leitores, depois de tantas CFW está pronta a mais nova versão das Fusions à Fusion Belle 4.7 para Nokia N8:



Características:
- Produzida sobre a firmware oficial liberada pela Nokia em 07/02/2012(111.030.0609.34.01) com Player da versão (111.040.0704)
Novidades e Correções:
- Add. Widget de Notas
- Mod que acelera a limpeza da memoria Ram
- Add. Novo player de áudio em ptbr por Princess Brunna
- Mod mais Ram para Apps atualizado com novos valores, resultando em mais Ram livre e economia da bateria
- Menu com pastas*
- Aplicativo Social Já Atualizado!
- Widget de Busca Já Atualizado!
- Nokia Store Atualizada!(3.22.54)
- Mod Mais RAM para os aplicativos!
- Permissão total para aplicativos java
- Renomeie qualquer aplicativo do Menu
- Cache do navegador web movido para E:\
- Nokia Mapas Atualizado!(3.09 12wk06b01)
- Kinetic Scrolling levemente acelerado(mod)
- Removidos do boot processos dispensáveis.
- Equalizador do player de áudio personalizável
- Incluído mod pra acelerar o fechamento de aplicativos
- Galeria exibe os aquivos das pastas "images" e "dcim"
- Music Player encontra as faixas somente na pasta "music"
- Cache da Atualização SW definido para 0mb(antes 20mb)
- Feeds de noticias estrangeiras trocados por G1 - R7 - Uol
- Todos aplicativos padrões inclusos e ~167mb livres no drive c:\
- Novos efeitos devem ser colocados na pasta c:\resource\effects
- Ate 10 homescreens(acima de 6 telas tem bugs, perde as bolinhas que indicam a home)
- Mod optimizer cache, maior velocidade nas operações de leitura e escrita dos discos.
- Atualizado o widget de tempo pra versão 18.01(4) disponibilizada pelo nokia betalabs
- Câmera com novas resoluções para vídeos removido, pois isso causava um bug na gravação de vídeo pela câmera frontal.
- Câmera com resoluções para fotos 12 - 9 - 8 - 6 - 5 - 3.7 - 2Mpx e aumento dos bitrates na gravação de áudio e vídeo
- Apps contatos, mensagens, log de chamadas, relógio e calendário foram removidos do boot e depois de fechados não ficam rodando em segundo plano, tornando a inicialização mais rápida e melhor gerenciamento da memoria RAM

* Pode-se excluir qualquer pasta desde que movam os aplicativos contidos nela para raiz do menu.




Modificações Básicas:- Permissão total para aplicativos java
- Cache do navegador web movido para E:\
- Equalizador do player de áudio personalizável
- Galeria exibe os aquivos das pastas “images” e “dcim”
- Music Player encontra as faixas somente na pasta “music”
- Novos efeitos devem ser colocados na pasta c:\resource\effectsModificações Avançadas do Sistema:- Cache da Atualização SW definido para 0mb(antes 20mb)
- Firmware hackeada, instale o que quiser, sem frescura de certificados!
- Editores de Fotos e Videos movidos para rofs2 para liberar espaço no disco c:\(171mb livres)
- Câmera com novas resoluções para fotos e videos, compressão da imagem padrão 85% e videos com gravação em 30fps
- Apps contatos, mensagens, log de chamadas, relógio e calendário foram removidos do boot e depois de fechados não ficam rodando em segundo plano, tornando a inicialização mais rápida e melhor gerenciamento da memoria RAM
Recomendações:- Bateria deve estar 100% carregada
- Faça backup de sua agenda pelo nokia suite, o backup de aplicativos pode ser feito mas não é garantido que vai funcionar depois, faça backup também seus arquivos(incluindo a pasta cities, onde ficam os mapas)
- Pra evitar problemas é necessário resetar o aparelho ANTES de flashear seguindo as etapas abaixo:1- Conectar ao pc pelo modo armazenamento em massa e deletar as pastas: data – private – resource – sys – system ou formate a memoria se for o caso;
2- Ligar o aparelho e manter pressionados os botões: “menu” + “camera” + “vol pra baixo” até aparecer as mãozinhas nokia, se pedir pra selecionar sua região/horas é porque o reset funcionou.Atenção:- Pode instalar por cima de qualquer outra versão de fw(s^3,anna,belle)
- Recomendo baixar a fw scandinavia para ressuscitar o aparelho em caso de algum problema ou fazer downgrade
- Se fizer hardreset depois do flash perde os widgets novos e aplicativos padrão.
Instalação:- Ter instalado o Phoenix e Ovi/Nokia Suite
- Os arquivos da cfw devem estar na pasta:
Win 32bits – C:\Program Files\Nokia\Phoenix\Products\RM-596
Win 64bits – C:\Program Files (x86)\Nokia\Phoenix\Products\RM-596- Abra o phoenix e então siga os passos:1- Menu File – Open Product – Selecione na lista RM-596
2- Menu Flashing – Firmware Update
3- Clique na caixa com (…) e selecione “brazil_dark_grey”
4- Marque a caixa “Dead phone USB flashing”
5- Clique em options e na janela que abrir, apague o último arquivo da lista que esta com nome em vermelho e de ok
6- Agora clique em “Refurbish” e vai aparecer a janela pedindo pra conectar o aparelho, neste momento seu aparelho deve estar desligado, então conecte o cabo usb e o processo de flash deve começar
7- No final do flash deve aparecer no aparelho a tela “test mode” em seguida o phoenix dá mensagem de flash bem sucedido e você já pode ligar o celular!
Dicas importantes sobre o phoenix e processo de flash:- Use o phoenix que esta disponível neste tópico, confira se na pasta do phoenix esta somente os arquivos da fw que vai usar pra flashear.
- O aparelho é reconhecido para o flash pelo phoenix ao conectar ele desligado, ou com ele conectado mantendo “power” pressionado por 8 seg ate vibrar 3x
- Se no final do flash o phoenix perder a conexão e começar uma contagem de 25 pra baixo, ou ficar travado na tela “test mode” apenas desconecte o aparelho e ligue-o, isso é normal e o flash foi 100% bem sucedido.
- Se o aparelho não quiser ligar, pressione o power por 8 segundos ate vibrar 3x e tente ligar, se não funcionar depois de 3 tentativas, refaça o flash ou faça downgrade com a fw da scandinavia.

Downloads nos links abaixos:

Duvidas, fiquem a vontade em perguntar na nossa comunidade do orkut no link:
Sátiro
Mais informações sobre o Nokia Belle em: http://www.nokiatividade.com/tag/nokia-belle/

Postar um comentário

6 Comentários

  1. essa é uma variação da versão 4.6 do Sátiro é já é uma nova versão?

    ResponderExcluir
  2. essa é uma atualização 5 dias depois da 4.6 do sátiro??
    ou é a propria 4.6?

    ResponderExcluir
  3. Essa é a 4.7 e já esta em sua versão 4.10 na comunidade do orkut tem mais informações sobre ela. Eu estou usando a 4.8.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Amigos!

    Comprei N8 ano passado, veio com Synbian Belle que gostei muito. Usei por um tempo, o aparelho e o sistema FUNCIONAVAM TOTALMENTE 100%, PERFEITO. Conectei no Nokia Suite, atualizei tudo, instalei app e jogos. Afinal o N8 funcionava PEFEITAMENTE, todos as funções e aAPPs.

    Foi qdo pesquisando vi na net a Fusion Belle. Como tinha muitas funções e detalhes legais que o Belle Oficial não tinha resolvi instalar. Instalei a Fusion Belle 4.13. Funcionou legal, cheio de funções e efeitos de transições, gostei. Só que algumas funções IMPORTANTES não funcionavam. Comecei a notar problemas no sistema. Como por exemplo o Nokia Social não funcionava, travava e não conseguia compartilhar fotos direto da camera. Outro problema era os erros constantes de conexão com internet, seja 3G ou Wifi. O telefone dava algumas travadas, alguns app travavam ou fechavam do nada. Os navegadores travavam, entre outros problemas. Uma coisinha que nun é muito siginificativo, mas me incomodou, era o icone de SMS, que ficava piscando sem parar, tendo novas msgs ou não, ou seja, qdo estava na tela inicial e olhava a barra la em cima, vc nao sabe se tem novas mgs ou nao.

    Eu pensei, vou re instalar a Fusion Belle. Resetei, formatei, fiz tudo certinho de acordo com o tutorial da pagina do smarzone (como havia feito da primeira vez tb). Nas 2 vezes a instalação correu td certo. Porém o N8 continuou com os mesmos problemas.

    Cheguei a conclusão q a Fusion não era vantagem no meu caso. Vejam bem pessoal, no meu caso! Não estou crucificando o sistema q os caras fizeram e ficou muito bom, poreém tive esses problemas, nun posso afirmar se aconteceu com todos, eu não sei.

    Então o que eu Fiz? Peguei a firm Scandinavia, resetei o N8 todo, formatei e instalei o Scandinavia. Peguei o Navifirm, baixei a ultima Firm Belle Oficial e instalei.

    Blz, instalei tudo certinho, ocorreu td certo, mas notei que a merda do icone do sms continuava piscando la em cima. Cheguei a conclusão que algum resto da Fusion Belle tinha ficado no meu N8. Resetei e reinstalei a Symbian Belle mais umas 3 vezes e nada.

    CONCLUSÃO: Reinstalei a Belle Oficial, mas meu N8 continua com "ALGUNS" problemas que tinha com a Fusion. Alguns APPs como os navegadores lentos e fecham do nada, telefone meio lento as vezes, a merda da cartinha piscando la em cima 24hs (coisa q qdo comprei não acontecia, só aparecia a cartinha se tivesse novas msgs).

    Gostaria de saber se tem como eu zerar, apagar ou formatar o N8 de modo que apague todos os arquivos dele, e reinstale a firm original sem ficar nada da Fusion Belle.

    LEMBRO Q QDO COMPREI, eu usei o aparelho por uns 2 meses, e TODAS as funções funcionavam com PERFEIÇÃO. E o N8 não ficava lento ou travava nunca!

    Descupa pela história longa, mas é pra entender certinho o q aconteceu e agradeço pelas ajudas. abç

    ResponderExcluir
  5. Para o hard reset Nokia N8 siga as instruções abaixo:

    1) Desligue o telefone

    2) Manter ” Volume baixo + tecla da câmara + Menu Key “e pressione o botão de ligar até que seu telefone vibrar.

    3) Aguarde até que a tela mostra corretamente … e bem-vindo de volta!



    Alguns problemas encontrados após dar um Hard reset no Nokia N8:

    1. Perda do Ovi Maps. No entanto, você pode reinstalá-lo por fazer o download aqui

    2. Perda do Ovi Store 2.0 (reinstação já é possível – ver próximos posts)

    Só faça a formatação completa se for necessário.

    ResponderExcluir
  6. O "envelopinho" piscando é típico de menssgem de voz na caixa postal. Independe da CFW e sim da operadora utilizada. Tive um problema semelhante na operadora TIM. Tive que ligar para a operadora e pedir para deasligarem ou apagarem o tal aviso. Feito isso, resolvido. Com a operadora VIVO isso não acontece pois desabilitei minha caixa postal.

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.