Header Ads Widget

Confira uma matéria exclusiva sobre o andamento do projeto da TV/Radio Professor Menezes





A musicista Silvana Nery esteve na escola Estadual Padre Adalto Nicolau Pimentel e fez uma entrevista exclusiva sobre o projeto da TV/Radio Professor Menezes que é realizado na  própria escola. Vejam abaixo o desenrolar desta entrevista.

1. Como anda o trabalho da Rádio TV Professor Menezes?

Bom. Tudo o que posso falar é de fora, pois, não integro mais o grupo técnico, desde que passei a trabalhar com a Câmara Municipal de Limoeiro. Mas, não critico a descontinuidade do projeto por parte do técnico responsável, mas, por parte das autoridades competentes.

2. Na sua opinião o que acarretou o declínio das atividades da primeira Rádio/TV escolar de Pernambuco?

A falta de um técnico que entenda dos trabalhos da escola e da rádio TV web contratado e remunerado exclusivamente para este fim é imprescindível! Mas, a direção da escola e os professores precisam aceitá-lo como importante ferramenta. É impossível trabalhar num projeto assim e obter bons resultados sem que a coordenação pedagógica crie um plano político pedagógico anual sem a participação do técnico, duas cabeças possibilitam grandes. Eu diria que um projeto como este na rede municipal de ensino daria uma grande alavancada principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura dos alunos do ensino fundamental. E este é um problema enfrentado pelos professores que recebem os alunos concluintes do ensino fundamental para o ensino médio: eles poucos sabem ler e escrever. A área da comunicação oferece este impulso na educação. Isto foi comprovado neste período em que estive trabalhando como voluntária na Rádio TV Professor Menezes.

3. Qual o motivo de você não continuar à frente das atividades da Rádio TV Professor Menezes?

Eu sempre trabalhei como voluntária, fui convidada pelo professor Toniel para ajudar-lhe a estruturar o ambiente e dar início ao trabalho técnico, fiz o melhor que pude. Mas, eu tenho o meu próprio trabalho, a tendência foi uma explosão de atividades que requeria mais tempo de quem estava à frente. Como os professores que compunham o quadro no tempo, eram inexperientes com os serviços digitais, então era necessário uma remuneração justa para quem estava tomando conta da parte técnica. Foi feita a inauguração da rádiotv web e o secretário de educação ficou a par da existência do projeto e da sua produtividade no avanço da escolarização dos estudantes e conseqüentemente a necessidade da contratação de alguém para este fim, inclusive eu fui apresentada para a função, porém, o pedido não foi assistido.

4. Você manteve contato alguém ou com a nova direção da escola para saber se o projeto terá continuidade e de que forma isto acontecerá?

Ainda não tive o privilégio de conversar com a nova direção. Mas, a continuação deste projeto independe da direção da escola, ele não é da escola. Ele é do estado e poderá ser transferido para ser executado lá mesmo ou em outro espaço. É só alguma autoridade ter o conhecimento disso e lutar em benefício desse fim. Estive apenas na escola na semana passada e conversei com as alunas Laryssa e Thalía e com o professor Alexandre Maia. As meninas se pronunciaram um tanto tristes pelos trabalhos estacionados. Na verdade, quem acessa o site pode ver que há o professor não daria conta sozinho do trabalho, até por que não tem nenhuma metodologia de trabalho para direcionar o seu trabalho, aliás, quando eu desenvolvia esta atividade tudo que acontecia na rádio era decisão do professor Toniel, eu passava as minhas idéias pra ele e ele decidia o que podia e o que não podia ser feito. Os professores aos poucos foram entendendo e trazendo trabalhos muito interessantes como reportagens, entrevistas, etc. Os alunos experimentaram um avanço tecnológico singular. Trouxemos à escola muita gente boa para discutir e noticiar diversos assuntos e acontecimentos da comunidade. E melhor do que tudo isso, chamamos atenção para o aumento do nível da escolarização dos alunos, isso foi constatado numa visita do Instituto Ayrton Senna. No site da escola a última postagem foi feita no dia 30 de março de 2012, o cabeçalho está fora de ângulo, no auto DJ só toca uma música atrás da outra, não há nenhuma programação, no canal da justin.tv nada funciona quando a escola tem câmeras boas à disposição do trabalho e um espaço excelente para trabalho com uma internet bastante rápida, os jingles nas vozes dos alunos não existem. Afinal, falta atitude e responsabilidade com o dinheiro público!

Matéria e vídeo por Silvana Nery

Postar um comentário

0 Comentários