Header Ads Widget

Noite de muitos risos no Galpão das Artes com Mateus e Catirina

Inicio da encenação


Foi na noite desta quarta-feira (1 de fevereiro) que os amantes do bom teatro vieram assistir a encenação do grupo cultural bois d'loucosque que envolve dois personagens da cultura pernambucana. Com Mateus e Catirina o riso é garantido e bom humor é exaltado ao Maximo. Com um bom publico e casa cheia o Galpão das Artes vem se destacando e sempre nos prestigiando com o que há de melhor no cenário artístico nacional. O que mais se viu na platéia foi à diversidade de idades e a mostra de que o teatro é produzido para todas as idades.  Em um espaço muito acolhedor os espectadores iam se acomodando em seus lugares e esperando a encenação teatral. Pessoas ilustres vieram prestigiar a peça e entre elas estavam à vice-prefeita de Limoeiro (Virgínia Aquino) o ex-prefeito de Limoeiro (Doutor Luís Raimundo), Jaison Contador, muitos comerciantes e amantes da arte. O evento foi aberto por Charlon Cabral e Fábio André que falou dos projetos do Galpão das Artes para este ano de 2012.


Os atores já começaram com uma canção cheia de batucada e uma contação de historia toda rimada e cheia das graças. O palco a meia luz e o riso invadindo a casa de espetáculos já dava o tom do que viria pela frente. O coco de roda também se fez presente e a plateia em um só coro e muitas palmas ajudaram a forma espetáculo. O Capitão e a Catirina em sena é algo muito inusitado, pois a cada “caras e bocas” a plateia “caia no riso” literalmente. Quando o Mateus adentrou em sena tratou logo de mostrar os brinquedos produzidos pelo Galpão e resgatando uma infância que há tempos foi sucumbida pelos eletrônicos do mundo moderno.

Espectadores na espera do incio do espetáculo


As vacas pretas e as malhadas garantiram minutos de muitas gargalhadas, pois o Capitão sempre perguntava a Mateus se as vacas pretas e as malhadas estavam bem alimentadas?  Mateus perguntava as pretas ou as malhadas? E o Capitão as pretas, aí Mateus respondia que sim e o Capitão perguntava pelas malhadas e Mateus relatava que também. Diversos temas de nosso cotidiano foram abordados com muito humor e irreverência, entre elas destacamos; O casamento, os funerais e  os desejos de uma grávida. O dom de contar historia é tão magnífico que muitas vezes em meras palavras a gargalhada sai livre, leve e solta. Mateus no cabaré e suas “mugangas” não deixavam o silencio pairar sobre o ar e com suas historias fazia a “risadagem” sair frouxamente.


Em um cenário simples, mas rico em detalhes os atores subiam e desciam rumo a platéia e interagindo com todos de diversas formas. A formosa Catirina com seus desejos de grávida enlouquecia o pobre do Mateus com seu desejo alucinado de comer língua de boi. Também houve momentos de reflexão sobre o pobre com uma penca de filho pra criar e agora esta “lascado” na lata do leite ninho. Bastião o fiel escudeiro de Mateus sempre o ajudando em suas aventuras ia divulgando a cultura em forma de perguntas bem humoradas. Até o mundo das telenovelas foram levados ao palco em homenagem a novela Mulheres de Areia que ainda esta em cartaz na Rede Globo no Vale apena ver de novo. Em cena, Ruth, Raquel, Marcos e o diretor de forma bem humorada encenando o que não poderia ser uma provável cena que jamais iria ao ar.  Não há uma só pessoa que não ria com tantas palhaçadas e gesto que fazem todas as idades racharem de tanto gargalharem.

Fábio André, Jadenilson e integrantes do espetáculo


Em momento hilário um convidado da plateia foi escolhido para responder algumas perguntas e caso não acertasse iria vestir uma veste de touro com direito a chifre e tudo mais. Essa interatividade faz do espetáculo algo dinâmico e apreciado por todos. O espectador que perdeu nas perguntas foi convidado a participar da cena no papel do boi. Foi com esses bons momentos que os presentes se despediram e retornaram as suas casas com o bom humor nos ares e com certeza vão dormir mais leves. É de peças assim que nossa cidade necessita e é por isso que os limoeirenses agradecem ao Galpão das Arte por sempre nos prestigiarem com bons espetáculos.


Fábio André, Jadenilson e Tarcísio falaram do prazer em receber os prêmios de Melhor ator (Jadenilson) e melhor ator coadjuvante (Tarcísio) no Janeiro de Grandes espetáculos. A noite foi encerrada com uma salva de palmas ao teatro de Limoeiro e a todos os amantes da arte cênica.


Assista um trecho do espetáculo 



Fotos e texto por Márcio Wanderley

Postar um comentário

0 Comentários