Propaganda

Últimas Notícias

Ana Xavier




No dia 05 de abril de 1960, nascia no Hospital Barão de Souza Leão, na Várzea / Recife, a menina ANA MARIA XAVIER DE MELO, segunda filha do casal Nelson Alves de Melo e Elizabete Xavier de Melo.


Ainda muito pequenina veio de mudança para a cidade Limoeiro, onde residiam seus avós e aqui vive até hoje. Foi aqui também onde construiu uma sólida formação básica, nas escolas Regina Coeli e Estadual de Limoeiro de onde recebeu fortes influencias de professores como Irmã Gabrieli Andasch, Erotides Barros, Edmundo Antônio, Marcos Silva entre tantos outro...

Antes de concluir o Normal Médio foi convidada pela Irmã Gabriele para assumir uma turminha de alfabetização no Regina Coeli, sonho que nunca conseguiu realizar, pois passara no vestibular de Pedagogia pela UFPE o que a levou a outros caminhos.

Casou em 1983, com o jovem Maciel Paulino dos Santos, após um longo namoro de 07 anos, com quem vive até hoje. Deste amor, surgiram suas lindas filhas: a Fonoaudióloga Mariana Xavier de Melo Santos e a estudante Ana Beatriz de Melo Santos.

Em 1980, ainda cursando Pedagogia foi convidada por Lourdes Barbosa para lecionar no CERU Professora Jandira de Andrade Lima, dando início a sua vida profissional dia 03 de março de 1980, onde se dedicou a docência durante 19 anos, saindo da sala de aula para compor a equipe gestora juntamente com Fátima Queiroz de 1999 a 2001, quando se candidatou a direção da referida escola assumindo por 11 anos. Construindo assim 31 anos de história nesta instituição onde realizou vários projetos, como Intercambio cultural Brasil X Alemanha, que levou 06 crianças a Escola de Westerholt na Alemanha e 04 professores, conquistando vários prêmios que deram a instituição e a profissional notoriedade na mídia local, regional e nacional, como:

• Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar (2004)

• Prêmio Notáveis como Melhor diretora de Escola Estadual ( 2004 /2005 /2006 / 2007 / 2008 )

• Prêmio Destaque (2009 e 2010)

• Prêmio Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais (2010), entre outros.

Em 1999 conclui sua primeira Especialização em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE), em 2008 Conclui sua segunda especialização desta vez em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atualmente cursa sua terceira especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

No ano de 2008 foi aprovada para o Mestrado em Educação, na linha de pesquisa em Política, Planejamento e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Pernambuco, quando finalmente defende sua tese no ano de 2010, tendo tido sua dissertação indicada pela banca para publicação.

Durante estes anos de formação participou de vários concursos públicos tendo sido aprovada como:

• Supervisora Educacional do Estado de Pernambuco (1989)

• Gestora Escolar no Estado de Pernambuco (2002)

• Técnica Educacional do Município de Passira (2005)

• Técnica Educacional do Município de Limoeiro (2004)

• Técnica Educacional da Rede Estadual de Pernambuco (2007)

• Gestora Regional de Educação GRE Mata Centro Vitória de Santo Antão (2011) em julho deste ano quando foi nomeada após seleção pública.

Assim como assumiu várias funções ao longo de sua caminhada, entre elas:

• Diretora da Escolinha da Mônica,

• Coordenadora Pedagógica das Escolas Cônego Fernando Passos, 3º Milênio Colégio e Curso,

• Professora da FATER

• Professora da UVA

• Atualmente atua também como Professora da UFPE, nos cursos de Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, e Consultora do Prática Social, onde desenvolve consultoria para o Estaleiro Atlântico Sul no que concerne a responsabilidade social desta grande empresa, no município de Ipojuca.

Todas estas conquistas não representariam nada, se não houvesse o apoio em

• primeiro lugar de seus pais, a quem reconhece e agradece pela confiança em seu potencial,

• na amizade e companheirismo de suas irmãs Verônica e Valéria que sempre estiveram a seu lado, na alegria de cada conquista e na defesa de cada critica recebida nesta caminhada,

• na paciência e compreensão de suas filhas Mariana e Aninha nas ausências em suas vidas cotidianas,

• e especialmente no amor, dedicação e parceria de seu grande companheiro Maciel que sempre esteve ao seu lados durante estes felizes 28 anos de comunhão.

Por Silvania Nery

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.