Header Ads Widget

Limoeiro empenhado na Campanha de Vacinação Antirrábica



Na próxima sexta-feira (26), a prefeitura de Limoeiro, através da secretaria municipal de Saúde e Departamento de Vigilância Sanitária realizam a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica e esterelização química dos cães da cidade. Toda a estrutura está sendo montada pela administração, que colocará 19 postos de vacinação espalhados em pontos estratégicos: Sítio Coqueiro, Escola da Congal, Fazenda Santa Terezinha, Escadaria do Redentor, AABB, Secretaria de Saúde, Centro de Idosos, Matadouro, Centro Social Urbano, Praça da Bandeira, CIRETRAN, Bairro João Erndesto, Escola Austro Costa, Escola Seráfico Ricardo, Loteamento Santana, ADAGRO, Juá, PSF da Linha e PSF Santo Antônio.
De acordo com o secretário de Saúde, Orlando Jorge, esta campanha estava sendo esperada há cerca de dois anos, em virtude do Ministério da Saúde ter apresentado dificuldades no processo de licitação para aquisição das vacinas nos últimos dois anos. Consequentemente, não houve campanha em 2010 e durante do este ano. Segundo a equipe de Vigilância Sanitária de Limoeiro, coordenadora da campanha, cães e gatos mesmo que vacinados anteriormente devem ser encaminhados aos postos no dia 26 de novembro. “Cada posto contará com um vacinador e um auxiliar para atender a demanda”, confirmou o secretário.
Outro amplo trabalho no campo animal desenvolvimento pela secretaria de Saúde de Limoeiro é a esterilização química de cães com infertile. “Essa é a continuidade das ações que realizamos em parceria com a equipe técnica do médico veterinário Henrique, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco”, explicou Orlando. “Realizamos um projeto piloto na Vila Urucuba em 2010, esterilizando e microchipando, em média, 50 cães”, completou. A ação em parceria com a URFPE tem como meta esterilizar os cães que a população entender que não vão mais produzir, em especial, cães de rua. “Com esse trabalho os animais não reproduzem e, consequentemente, com o tempo, estaremos diminuindo a população de cães de rua, um problema grave de saúde pública”, reforçou Jorge.
Estudos revelam que na cidade de Americana (SP), com infertile, foram esterilizados, cerca de 500 animais pelo setor de zoonoses. Além do produto, os bichos foram microchipados. Com a identificação, os animais são base de levantamentos quanto aos efeitos de segurança do produto. Atualmente, a cidade paulista é referência para demonstração da praticidade, segurança e economia que o infertile representa.
O secretário de Saúde de Limoeiro alertou que, hoje, existe uma população descontrolada de cães de rua em todos os municípios brasileiros, o que promove a disseminação de algumas doenças infectocontagiosas nos municípios onde ainda não existe setores estruturados de zoonoses agregados as secretarias de Saúde e de Infraestrutura. Orlando Jorge também adiantou que o desenvolvimento de ações na área abordada está na lista de estudos da secretaria para projetos do próximo ano.
Alfredo Neto / Departamento de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários