Header Ads Widget

Paiva Netto celebra 22 anos do TBV com oração especial pelas famílias



No dia 22 de outubro, o diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), o jornalista, radialista e escritor José de Paiva Netto, comandou a sessão solene em comemoração dos 22 anos do Templo da Boa Vontade (TBV). Ele transmitiu, via satélite, para o Brasil e o mundo uma mensagem especial pelo aniversário do monumento, localizado em Brasília/DF (Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 915, Lotes 75 e 76), e fez uma oração ecumênica pelo fortalecimento moral e espiritual das famílias.

A sessão solene foi o ápice da festividade “Outubro no TBV”, que teve início em 30 de setembro e cuja programação abrange uma série de eventos para celebrar o aniversário do Templo da Boa Vontade, inaugurado em 21 de outubro de 1989, por Paiva Netto. Com ambiência plena de espiritualidade, o local inspira a harmonia naqueles que o adentram. Não à toa, é conhecido como o Templo da Paz, tornando-se, ao longo desses 22 anos de existência, parada obrigatória para quem deseja manifestar a fé de maneira livre e/ou encontrar tranquilidade e paz interior. Também constitui referência de peregrinação ecumênica e ponto de encontro da cultura, da educação, da arte e da religiosidade por propiciar a seus visitantes e frequentadores momentos de elevação do saber e do Espírito, além da vivência de nobres sentimentos. Aclamado pelo povo como uma das Sete Maravilhas de Brasília, é o monumento mais visitado da capital brasileira, recebendo anualmente mais de um milhão de peregrinos do país e do exterior, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur).


Construído na forma de pirâmide heptagonal, o TBV tem arquitetura moderna. Em seu topo há aquela que é considerada a maior pedra de cristal puro do mundo, com aproximadamente 21 quilos. O piso da nave, em mármore, contém o desenho de uma espiral com dois caminhos, que são percorridos em oração pelos visitantes e peregrinos. O caminho de cor escura, no sentido anti-horário, representa a difícil jornada do homem na busca de um ponto de equilíbrio, terminando no centro da pirâmide, exatamente sob o cristal, onde uma placa redonda de bronze simboliza a descoberta da luz e o início de uma nova jornada. Por sua vez, o caminho de cor clara, no sentido horário, representa a trilha iluminada pelos valores morais e espirituais conquistados mediante o esforço individual. O percurso é concluído em frente ao Trono e Altar de Deus, representação artística ecumênica criada pelo escultor italiano Roberto Moriconi.

Outros espaços do Templo da Boa Vontade atraem atenções de pessoas do mundo todo, dentre os quais se destacam a Mandala, o Memorial Alziro Zarur, a Sala Egípcia — ambiente de recolhimento e meditação —, a Galeria de Arte e a Fonte Sagrada. Visitar o monumento está se tornando, cada vez mais, um compromisso inadiável para quem passa por Brasília.

“Outubro no TBV”
Cerimônias ecumênicas e apresentações musicais, culturais e artísticas são alguns dos eventos comemorativos do 22º aniversário do TBV. No dia 8, foi inaugurada, na Galeria de Arte, a mostra cultural e artística “Juventude: 50 anos de Boa Vontade”, que permanecerá aberta para visitação até 30 de outubro. O público poderá conhecer na exposição a história, a luta e as realizações de um dos mais tradicionais movimentos de protagonismo juvenil: a Juventude Ecumênica Militante da Boa Vontade de Deus.

No dia 21, o Plenário José de Paiva Netto, no Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica (ParlaMundi), da LBV, foi palco das duas sessões do “Espetáculo Música Legionária — Ideal e Militância”. O show, que contou com vários recursos e técnicas e incluiu ritmos como pop, rock, hip hop, tango e sertanejo, teve a participação de solistas e coros de diversas regiões do Brasil, os quais expressaram, por meio da arte, o espírito solidário que identifica o trabalho da militância no bem. As apresentações musicais encontraram-se com outras linguagens da arte — dança, teatro e peças em multimídia —, retratando situações vividas por Jesus e Seu impacto renovador sobre aqueles que receberam Sua mensagem. Nesse dia, também ocorreu, na Nave do TBV, um ato ecumênico, com a presença de autoridades, lideranças religiosas e representantes de diferentes áreas do conhecimento humano e de organizações da sociedade civil.

O Plenário José de Paiva Netto ainda foi o lugar em que se realizou, no dia 22, o show “Juventude: 50 anos de Boa Vontade”. Na ocasião, bandas, duplas e intérpretes individuais apresentaram as canções vencedoras da edição 2011 do Festival Internacional de Música da LBV.

A festividade “Outubro no TBV” prosseguirá até o fim do mês. Mais informações acerca do Templo da Boa Vontade e/ou sobre a programação dos eventos podem ser obtidas diretamente no monumento, pelo tel. (61) 3114-1070 ou no site www.tbv.com.br.

Postar um comentário

0 Comentários