Header Ads Widget

Governador lança site com os 100 criminosos mais procurados de Pernambuco

Governador apresentou a ferramenta confiante, em parceria com o TJPE e o MPPE
Foto: Andréa Almeida/NE10
Do NE10 ATUALIZADO ÀS 13H24

Trinta dias após o lançamento do Sistema de Contenção ao Crime, cujo objetivo é encontrar os 100 acusados de homicídios e latrocínios mais perigosos de Pernambuco, o governador Eduardo Campos apresentou na manhã desta quinta-feira (29) uma nova ferramenta online onde a lista com esses nomes está disponível para acesso da população, no site da Secretaria de Defesa Social - SDS (www.sds.pe.gov.br).

O intuito é promover uma maior interação entre a sociedade e o governo. O encontro aconteceu na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag) após a reunião de monitoramento do Pacto Pela Vida.

"Bandido não tem mais vez em Pernambuco. Vamos buscar a paz e trabalhar para prender os 100, com a ajuda da população", exaltou Eduardo Campos. No livro de Contenção ao Crime existem 493 procurados, e, de acordo com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, desse total já foram encontradas 75 pessoas em menos de 30 dias de trabalho. [Veja o vídeo]

Damázio ainda acrescentou que o Estado está avançando com a ferramenta e que a mobilização agrega vários órgãos. "O trabalho é feito por várias mãos, em parceria entre o Governo do Estado, Ministério Público de Pernambuco, Tribunal de Justiça de Pernambuco, sistema presidiário, entre outros", disse.

As denúncias podem ser efetuadas pela ouvidoria da SDS 0800.081.5001, e pelo número do Disque-Denúncia, (81) 3421.9595. O anonimato será preservado e a recompensa pelas informações prestadas podem chegar a R$ 2 mil.

O slogan da página é "O crime tem muitas caras e uma mesma solução: a denúncia", e reúne fotos e informações a respeito dos foragidos, além de telefones para contatos para que a população possa ajudar a Polícia a encontrá-los.
Em paralelo ao site, também foi lançada uma campanha que divulga os procurados em todo o Estado. Serão distribuídos 2 mil cartazes, 50 outdoors em ônibus e monitores eletrônicos disponíveis para consultas no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e nas delegacias de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, e Boa Viagem, no recife.

"Além dessa mídia, temos 300 tornozeleiras para monitoração dos detentos em regime semiaberto, além de já termos contratado mais 700. Pretendemos abrir uma licitação para alcançar o número de 2 mil tornozeleiras", disse o secretário Damázio.

Eduardo Campos dedicou o lançamento da ferramenta, em especial, ao procurador geral da Justiça - Aguinaldo Fenelon - e ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) - José Fernandes Lemos. "Sem o apoio e as informações repassadas por eles, não seria possível existir essa novo site".

Em relação à declaração do governador, Fenelon disse "estar muito feliz em nome do MPPE" e que "esse é um verdadeiro processo de interação com a população". Ele adiantou, também, que os procuradores gerais de todo País aderiram o Pacto Pela Vida. "É um exemplo do sucesso do programa. O MPPE apoia em totalidade a ferramenta, a favor da cidadania e da paz em Pernambuco".

Postar um comentário

0 Comentários