Header Ads Widget

CRC Recife de braços aberto para receber a ETE Limoeiro






Foi com muita alegria que os alunos da ETE Limoeiro receberam o convite dos professores Paulo (Curso de Redes de computadores) e Marcondes (Curso de empreendedorismo) para uma visita ao CRC Recife (Centro de Recondicionamento de Computadores) que está cituado no Bairro de Apipucos. O ônibus saiu as 07h: 30m com destino à cidade do Recife e os alunos levaram na bagagem a vontade de aprender algo novo e ver o que outros alunos de um curso similar aos deles faziam e aprendiam. A viagem foi bem tranqüila, a alegria e a descontração rolou solta, foi servido um lanche aos alunos por parte da direção da ETE. A cada nova cidade percorrida os alunos ficavam mais curiosos e na expectativa do que iriam encontrar e como seria o CRC, já que em Limoeiro não havia nada do tipo e nem tão pouco se ouvia falar dele.
Logo na entrada os alunos se surpreenderam com os vasos e lixeiros feitos de peças recicladas de restos de computadores usados. O projeto é apoiado pelo Instituto MARISTA (IM) e visa ajudar adolescentes que não teriam um futuro muito promissor a terem uma profissão e uma qualificação profissional. Este projeto também abrange o projeto PISAR que busca a ressocialização de jovens e dando oportunidades iguais a quem a vida teima em dar caminhos diferentes. Os alunos foram recebidos pelos coordenadores do projeto que se apresentaram dando as boas vindas e depois foi mostrado aos alunos um vídeo de motivação que mostra o porquê do trabalho da Instituição de ensino ser sucesso em Pernambuco e em todo Brasil. Os alunos do CRC fazem um trabalho minucioso que começa na seleção de computadores e peças que são doados para que sejam concertados e distribuídos a escolas e bibliotecas de várias cidades do Brasil. As Instituições que recebem estes computadores preenchem um cadastro onde através dele é avaliado se a Instituição realmente merece receber os computadores. Os educandos do CRC aprendem desde o que é um computador, seus componentes, até mesmo a soldar e concertar placa mãe e toda uma gama de placas e periféricos. Eles contam com uma estrutura bem definida que vai desde o setor de logística operacional até o de assistência social.

O que mais impressiona é à força de vontade dos alunos em aprender e dos professores em ensinar, a uma recíproca verdadeira do se dar e receber. As turmas são divididas em módulos e para fazer parte do CRC é necessário fazer uma prova com noções básicas de informática, caso o aluno passe ele fará parte o instituto. Todas as máquinas concertadas trazem consigo o sistema operacional Linux instado e a elas são atribuídas um código que através dele será possível saber como esta este computador que foi praticamente refeito. Vale salientar que este PC pode está em alguma cidade de Pernambuco ou até mesmo em alguma comunidade quilombola do Amazonas. Qualquer pessoa pode doar um computador ou algum periférico usado que não mais lhe servirá para que o CRC possa transformar o que seria lixo para muitos em um novo computador. Os alunos mais esforçados têm emprego quase que garantido, pois o mercado de trabalho os absorve por seus conhecimentos adquiridos no CRC. Em nossa querida Limoeiro não temos um projeto tão grandioso como esse, mas poderíamos levar um projeto de lei para câmara municipal votar e quem sabe não haja algo parecido em nossa cidade, tendo em vista que nossos jovens ainda não têm um futuro tão promissor como os de lá. A lição que fica é que não importar o lugar e sim a força de vontade em fazer dele um lugar de transformações. Depois da visita ao CRC os alunos decidiram conhecer o Zoológico de Dois Irmãos e lá passar o restante do dia e um pouco da tarde em momentos de descontração. Os animais chamavam a atenção dos alunos que iam se divertindo a cada animal que a eles eram apresentados. Bichos que antes só eram visto em filmes estavam lá ao vivo para matar a curiosidade dos nossos desbravadores da informática. A volta foi tranqüila na viação 1002 e alguns alunos ficaram lá ETE enquanto outros seguiram para suas casas. Para muitos um mero passeio, mas para a maioria uma lição de vida, onde a educação detém o maior dos poderes; o de transformar vidas.

Meus comentários sobre o CRC

Este blogueiro que vos escreve pude ver o projeto de perto (tendo em vista que também faço parte da turma do curso de programação) e constatar o quão é maravilho ver vidas sendo transformadas. Eu admiro a coragem em ver o que antes era um monte de madeiras velhas em um galpão sujo se tornar em um lugar onde a perseverança e a força de vontade reinam. Queria agradecer a receptividade com que os alunos foram recebidos, gostaria dizer que a hospitalidade e a recíproca são verdadeiras e aqui todos vocês serão sempre bem vindos à ETE Limoeiro.

Conheça um pouco mais sobre o  Centro de Recondicionamento de Computadores  neste link aqui

Click na logo do  You Tube e confira alguns vídeos do sobre o CRC



Este vídeo abaixo é uma entrevista com um dos alunos do CRC e mostra bem o que é o CRC para ele.







Foto e texto por Márcio Wanderley

Postar um comentário

0 Comentários