Header Ads Widget

Cine Difusora Limoeiro contempla comunidades rurais com filmes de graça


Nesta quinta-feira (15), o Cine Difusora Limoeiro dá uma pausa em suas exibições na cidade e chega ao distrito de Vila Mendes, Zona Rural de Limoeiro. A partir das 19h30, acontecem às exibições do curta O Crime da Imagem e do longa Cinema, Aspirinas e Urubus, no auditório da Unidade de Saúde da Família (USF), com entrada grátis e classificação 14 anos. A proposta do projeto é levar lazer, conhecimento e entretenimento as diversas comunidades do município, contemplando, também, as localidades rurais.
Para o prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, essa ação torna a prática do audiovisual ainda mais democrática. “Implantamos o projeto Cine Difusora em Limoeiro com o pensamento voltado ao lazer e ao conhecimento de forma sadia, possibilitando o acesso a todos. Portanto, é importante que os moradores das comunidades rurais também tenham essa ferramenta de inclusão social e enriquecimento cultural”, avaliou o gestor.
E a democratização das telonas continua. Segundo representantes da secretaria municipal de Cultura e Juventude, pasta responsável pela execução do Cine Difusora, no dia 29 de setembro já estão agendadas exibições em outro distrito, o de Gameleira.
Sinopse – No filme Cinema, Aspirinas e Urubus, com equilíbrio entre forma e fundo raro para um estreante, o pernambucano Marcelo Gomes realizou uma das melhores abordagens do sertão nordestino e um dos grandes momentos do cinema brasileiro atual. O encontro entre um alemão, fugido da Segunda Guerra Mundial, e um nordestino que quer ir para a cidade grande em busca de oportunidades, rende um belo e original road-movie (filme de estrada). O diretor investe no despojamento formal, mas cria uma nova estética, resultado de um fecundo diálogo com a paisagem agreste. O sertão nordestino também é cenário do curta O Crime da Imagem, realizado por outro pernambucano, Lírio Ferreira. O filme mostra Antônio Conselheiro (Tuca Andrada) antes de se tornar o líder de Canudos.
O Cine Difusora é uma realização da prefeitura de Limoeiro, com o patrocínio do Ministério da Cultura, Cine Mais Cultura e Governo Federal, além de uma parceria com a Programadora Brasil. O cine ainda é filiado a Federação Pernambucana de Cineclubes de Pernambuco (FEPEC).
Alfredo Neto / Departamento de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários