Header Ads Widget

As novidades do Windows 8



A Microsoft está trabalhando a todo vapor para desenvolver a nova interface e as funcionalidades do Windows 8. Os programadores responsáveis pelo projeto pouco a pouco liberam uma nova informação sobre as novidades do sistema operacional, que deve ser lançado no terceiro ou quarto trimestre de 2012. Com a ajuda do sistema de telemetria instalado no Windows 7 e de pesquisas de opinião pública, os desenvolvedores tentam criar um software que seja ao mesmo tempo novo e fácil de usar, mas que mantenha características familiares aos usuários mais conservadores e antigos.

O Windows 8 contará com duas interface diferente

Metro ou Desktop

O Windows 8 disponibilizará para o usuário final dois tipos de interface, entre as quais ele vai poder escolher e trocar quando quiser: O modelo Metro e o clássico Desktop. O novo design, que lembra os sistemas operacionais de tablets e outros dispositivos touchscreen, funciona com Tiles, ou tijolos, blocos de informação com feeds e informações sobre cada aplicativo. Muito semelhante ao Windows Phone 7. A ideia dos desenvolvedores é permitir uma alta capacidade de personalização e facilitar a visualização e a utilização de apps.
Os Tiles servem para mostrar dados sem que a pessoa tenha que abrir o programa. Atualizações do Twitter, temperatura da cidade naquele momento e postagens mais novas dos blogs favoritos podem ser vistos assim que o sistema é aberto. Para ver mais aplicativos, basta rolar a tela para a direita.

Os usuários poderão escolher quais aplicativos querem que apareçam na tela, a posição de cada um e os favoritos. Programas conhecidos da Microsoft com o pacote Office e o Internet Explorer, é claro, também possuem miniaturas em bloco e podem ser acessados por ali.

As múltiplas janelas abertas podem ser vistas em cascata, como no modelo antigo e passar de uma a outra depende só de um toque ou uma clicada. A passagem de uma aba para outra, por exemplo em um browser, também deve ficar oculta e ser acessada da mesma maneira que a barra de menu, aproximando o mouse ou passado o dedo.

Um clique em um dos tijolos abre em tela cheia o software escolhido. Trocar de aplicativos pode ser feito dando um Slide, clicando e empurrando para dentro da tela a janela que se quer ver. O sistema também permite que dois apps sejam vistos ao mesmo tempo, um aparecendo em 3/4 da tela e o outro em 1/4.

A interface só complica a usabilidade do mouse, que muitas vezes necessita de mais precisão e consegue funcionar com ícones menores. Por isso, a Microsoft decidiu não abandonar o sistema Desktop e atualizá-lo. Mais sobre algumas melhoras no sistema.

Veja + Aqui

Postar um comentário

0 Comentários