Header Ads Widget

Seminário Internacional de Crítica Teatral realizado no Recife pela Renascer Produções Culturais, estende-se até Limoeiro


Jorge Farias/Fundarpe.

Seminário Internacional de Crítica Teatral realizado no Recife pela Renascer Produções Culturais, estende-se até Limoeiro com apresentação do espetáculo “A Inconveniência de Ter Coragem” e uma noite gastronômica no Galpão das Artes

Por Leidson Ferraz

A partir do dia 27 deste mês, o Seminário Internacional de Crítica Teatral estende-se pelas cidades do Recife, Limoeiro e Caruaru, tendo como foco o tema “O Teatro Fora do Eixo”, numa promoção da Renascer Produções Culturais. O evento chega a sua sexta edição na capital pernambucana, além de uma versão promovida no ano passado em Manaus (AM). Pela primeira vez, vai ocupar palcos também nos municípios de Limoeiro e Caruaru. A iniciativa conta com a coordenação do produtor Luciano Rogério, sob curadoria do professor de teatro Wellington Júnior, e, além de espetáculos destas quatro cidades citadas, vai promover uma série de ações extras, como palestra e oficinas gratuitas, leitura dramática, quatro open spaces (espaço para que grupos possam abordar o seu processo de trabalho), noite gastronômica e um inédito festival nacional de cenas curtas, o Recifefastteatro. Todas estas atividades, que representam uma primeira etapa do evento, são financiadas pelo Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife, através do Hospital Santa Joana e apoio da Funarte. A produção ainda aguarda resultado do Funcultura para concluir o projeto como um todo.
O objetivo é possibilitar discussões a partir de espetáculos de Pernambuco e do Amazonas, uma região que dificilmente tem suas peças vistas no Nordeste. Em Limoeiro, além da apresentação da elogiada peça “A Inconveniência de ter Coragem”, pela Consultoria de Ações Culturais (dia 31 de agosto, 20h, com entrada franca), uma noite gastronômica será realizada no Galpão das Artes logo após, com o melhor da culinária regional. “O objetivo é seguir à risca essa ideia do Fora do Eixo, tendo uma programação que também amplie geograficamente sua ação, por isso espetáculos de Limoeiro e Caruaru foram convidados, e, melhor, serão vistos em seu local de origem”, pontua o curador Wellington Júnior. E complementa, “vamos trazer um pouco do universo do Galpão das Artes para essa noite gastronômica, já que eles vêm pesquisando com um chef a comida regional daquela localidade”, comemora.
Todas as ações trazem como foco essa produção que não consegue tanta visibilidade, mas tem a sua importância, ainda que fora do eixo, seja o centro cultural do país (Rio-São Paulo), ou mesmo aqueles que, muitas vezes, ocupam palcos para longe do Recife. Na programação de espetáculos do Recife, cujos ingressos variam de R$ 10 a R$ 20, com meia entrada para estudantes, maiores de 60 anos, professores e artistas, foram convidadas quatro montagens de Manaus: o clássico de Federico García Lorca, “Bodas de Sangue”, na versão do Grupo de Repertório Arte & Fato, com direção de Douglas Rodrigues; o infantil “Brincadeiras”, da Cia. de Teatro Metamorfose, com texto de Raimundo Matos de Leão e direção de Socorro Andrade; e duas encenações que são um misto de teatro, intervenção e performance, ambos da Cia. Cacos de Teatro, “[OFF] Inferno ou Lave os Céus Para Que Eu Morra”, com direção de Dyego Monnzaho, e “Mãe - in loco”, direção de Francis Madson.
Com exceção desta última, estreada recentemente em Manaus, todas as outras já foram premiadas no Festival de Teatro da Amazônia, evento que recebeu no ano passado uma das edições do Seminário Internacional de Crítica Teatral. De Pernambuco, participam ainda as peças “Ophélia”, texto de Paulo Michelotto e Pollyanna Monteiro a partir da personagem de William Shakespeare, com a companhia de teatro e dança pós-contemporânea d’Improvizzo Gang; a encenação de rua “Do Moço e do Bêbado Luna”, dos Loucos e Oprimidos da Maciel, sob direção de Carlos Salles, mergulhando nas fortes poesias do saudoso Erickson Luna; “Círculos Que Não Se Fecham... Experimento Nº 1”, da Trupe Circus/Escola Pernambucana de Circo, num mix de circo, dança, música e teatro; e a polêmica obra de Plínio Marcos, “Barrela”, sobre presos em uma cela, com elenco caruaruense da Trup – As Crias de Mãe Júlia, dirigida por Moisés Gonçalves, que será vista em Caruaru, no dia 03 de setembro, às 22h, no Espaço Cultural Tancredo Neves, com entrada franca.
Toda a programação será acompanhada por no
ve críticos convidados, sendo quatro de outros estados: Paulo Vieira (PB), Robson Camargo (GO), Márcio Braz e Jorge Bandeira (AM), todos confirmados na sessão em Limoeiro, além da presença pernambucana de Paulo Michelotto, com larga experiência, e quatro novatos críticos, Márcio Bastos (atualmente na cobertura teatral da Folha de Pernambuco), Diego Albuck, George Carvalho e Vinícius Vieira. Todos os escritos serão publicados diariamente no blog www.seminariocriticateatral.blogspot.com, onde já consta detalhes de toda a programação.
Para promover os open spaces, nos quais cada grupo demonstra o seu processo de trabalho, gerando espaços de debate com os críticos convidados, sob a provocação do jornalista Luís Reis, e entrada franca, foram convidadas a Cia. Fiandeiros de Teatro, a Cênicas Cia. de Repertório e as amazonenses Cia. Cacos de Teatro e o Grupo de Repertório Arte & Fato. O evento vai contar ainda com a primeira edição do Festival Nacional de Cenas Curtas, o Recifefastteatro, partindo da ideia do “fast-food”, algo rápido, com a participação de artistas do Rio de Janeiro (Clã de Nós), Manaus (Cia. de Idéias), São Paulo (Gerrah Tenfuss) e Pernambuco.
Na área de formação, estão agendadas oficinas gratuitas com professores como João Denys, Rudimar Constâncio, Marianne Consentino e Antônio Cadengue, além do pesquisador Leidson Ferraz, que abre o Seminário com a oficina “A Intensa Produção Teatral em Pernambuco nas Décadas de 1980 e 1990 e o Diálogo, Por Vezes Bem Tumultuado, com a Crítica Jornalística”, dias 27 e 28 deste mês, das 9 às 12h, no Teatro Hermilo Borba Filho. Distribuído por vários espaços, como os teatros Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), Barreto Júnior, Hermilo Borba Filho, Capiba (Sesc de Casa Amarela), Casa Mecane, Espaço Muda, Escola Pernambucana de Circo, Pátio de São Pedro e UFPE, além de Limoeiro e Caruaru, o Seminário Internacional de Crítica Teatral é um projeto que busca inserir Pernambuco como um pólo permanente de debate e pensamento crítico sobre a estética teatral contemporânea.


Contatos: seminariodecritica@gmail.com



Contatos para a imprensa: leidson.ferraz@gmail.com / (81) 3222 0025 / 9292 1316, com Leidson Ferraz.

Postar um comentário

0 Comentários