Header Ads Widget

Limoeiro em festa para receber seu principal cartão postal todo reformado



Depois de um longo período de espera e ansiedade a população limoeirense pode enfim rever a Praça da Bandeira totalmente reformada. A curiosidade era tamanha com relação a esta reforma que durou mais de um ano para ser entregue e a cada novo boato aumentava as expectativas sobre a reforma. A obra que foi paralisada varia vezes ia se arrastando com o passar do tempo e muitos dizem que só andou mesmo depois da pressão da Rede Globo de Televisão, mas será que foi mesmo?

Bloco Flor do Limoeiro em desfile na Praça da Bandeira

Ao longo deste período o falatório foi extenso e sempre saía uma coisa aqui outra ali e a população já revoltada com a demora da obra só fazia reclamar. Tantas vezes reclamos e brigamos pela agilidade no projeto que pareceria não querer sair do papel, ora era a Caixa Econômica, ora era o Governador Eduardo Campos que havia suspendido a obra. O que o povo estava preocupado mesmo era em saber quando a Praça iria realmente ser entregue aos seus legítimos donos, o povo limoeirense. Na semana que antecedeu as festividades de inauguração foram colocados vários focos de terror em nossa cidade, algo do tipo: - Vamos destruir essa merda de Praça. Já com seus retoques finais a população já tinha mais ou menos a ideia de como seria a nova Praça, afinal era apenas um reforma de um ano e meio.
Idosos do PIM em desfile na comenoração da Praça


Enfim chegou o grande dia e à noite deste sábado, dia 13 de agosto, prometia ser de grande festa. Várias celebridades de nossa cidade, políticos, a imprensa e muitos empresários se fizeram presente na inauguração da Praça. O locutor Gonçalves Filho fez a locução do evento e chamou algumas pessoas para discursarem neste momento impar de nossa Princesa do Capibaribe. Um dos discursos que mereceu destaque foi o da Vice-prefeita, a professora Virginia Aquino, que com suas palavras soube expressar sabiamente o que todos estavam sentindo naquele momento. Também discursaram os três irmãos Teobaldo; o prefeito de Limoeiro Ricardo Teobaldo, O deputado estadual José Humberto e o ex-vereador José Artur. Ambos falaram da importância desta reforma e salientaram que com Ricardo prefeito, Limoeiro ganhou muito e ganhará muito mais. Outro destaque também foi dado ao ex-prefeito Zé Quirino que fez esta praça a mais de vinte anos atrás e que hoje pode revê-la toda reformada.
Atersanato em alta na Praça da Bandeira

Para uma data tão especial nada como atrações especiais e de deixar muita gente saudosista e apaixonada. Quem deu o pontapé inicial foi os idosos do PIM e logo atrás o caboclinho. Quem também veio prestigiar a festa foi o bloco lírico Flor do Limoeiro que reviveu velhos carnavais. Como não poderia faltar em uma inauguração que se prese a bandinha e a banda da vez foi a 25 de Setembro do nosso amado maestro Pepê. A curiosidade fez muita gente sair de casa para ver as novas plantas e as novas adaptações que fizeram nossa praça. Era tanta coisa a imaginar que não se sabia ao certo se seria surpresa ou decepção. Ao chegar às imediações da praça já se via a iluminação que ficou muito boa, ao pisar no chão de pedras portuguesas víamos o quanto ele era bonito. A cada novo passo dado uma bela imagem era refletida em nosso globo ocular. Depois de todos discursarem foi à vez da praça abraça o teatro e com o Pontinho de Cultura Galpão das Artes o riso rolou solto. No Centro Cultural mais teatro para alegrar a todos. Foi uma noite agradabilíssima na companhia da nossa sempre e eterna confidente Praça da Bandeira.

Gostaria de tecer meus comentários

Deus me deu dom da escrita e me permitiu dizer coisas boas e ruins, o texto acima é muito bonito e soaria como poesia aos ouvidos dos amantes enluarados de uma Praça nostálgica, mas na realidade o texto acima tenta esconder uma Praça que foi fechada a mais de um ano e teve vários problemas e que depois de muita luta saiu. Dando um giro por ela vimos vários defeitos, vou citar algumas visto assim de relance. O piso português já esta com pedras soltando e isso é o resultado de uma má colocação. Já eram quase oito horas e ainda havia gente trabalhando na obra. O anfiteatro esta com sua coberta pela metade e os trabalhadores corriam para entregar antes da abertura oficial. Tudo isso foi causado pela falta de tempo. As barracas foram retiradas e não se sabe o que vão fazer com quem vivia delas. A armação de ferro que tinha lá deu espaço a um jardim florido e que contagiou todo ambiente. Vamos agora para o principal problema da Praça o banheiro publico. Ele estava fechado e pelo visto ainda passa por reformas. Em resumo vou cantar para nossa estimada praça.
A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores o mesmo jardim, tudo é igual, mas estou triste por que na praça ficou tudo igualzinho.
Texto e foto por Márcio Wanderley

Postar um comentário

0 Comentários