Header Ads Widget

Button supera Hamilton na estratégia e comemora 200 GPs com vitória na Hungria


Do UOL Esporte
Em São Paulo

O inglês Jenson Button foi coroado com uma vitória ao seu estilo na corrida de número 200 da sua carreira, no GP da Hungria deste domingo. O piloto da McLaren teve a melhor estratégia na escolha dos pneus na chuva e comemorou no pódio ao lado do segundo colocado Sebastian Vettel e Fernando Alonso, que chegou em terceiro.

Felipe Massa, que largou em quarto lugar, perdeu posições logo na primeira volta e completou em sexto. Lewis Hamilton foi o quarto. Ele liderou boa parte da prova, mas fez a escolha errada de pneus no fim , quando colocou intermediários logo antes de a chuva parar. Acabou com seis paradas nos boxes, três a mais que Button. Rubens Barrichello flertou com a zona de pontuação, mas fez cinco paradas e acabou em 13º lugar.

A largada com pista molhada não favoreceu Felipe Massa, que caiu de quarto para sétimo lugar. Imediatamente, começou uma intensa disputa pela liderança entre Vettel e Hamilton, que pressionou o alemão e forçou o erro do piloto da Red Bull. Depois da primeira parada, a McLaren colocaria seus dois carros à frente do campeão mundial.

ANÁLISE: FÁBIO SEIXAS
Todo mundo feliz no pódio. Button por ter coroado seu 200º GP. Alonso, por ter sobrevivido a um GP tão difícil. E Vettel, que já pode administrar a vantagem, por ver sua diferença para o vice-líder do Mundial aumentar ainda mais e o bicampeonato mais perto.


Enquanto isso, Massa ensaiou um ataque a Alonso, mas acabou escorregando e perdeu o controle na oitava volta, caindo para nono lugar. Ele conseguiu recuperar posições e deixou Michael Schumacher para trás após o pit, apesar de um problema na asa que prejudicou seu rendimento.

Os pneus de chuva passaram a ser substituídos pelos slick a partir da 15ª volta, e a segunda parada de Nick Heidfeld veio seguida de uma bandeira amarela causada por um incêndio na Renault do alemão.

Faltando 25 voltas, a chuva voltou a Hungaroring, e Jenson Button se aproveitou de um erro de Hamilton para assumir a liderança. Lewis rodou na pista e fez uma manobra arriscada para retomar o traçado, fazendo um “cavalinho de pau”. Foi punido com um drive-through dez voltas depois.

Button “devolveu” a liderança para Hamilton em um momento em que as condições da pista eram instáveis. Jenson errou, saiu da pista e cedeu passagem ao companheiro de equipe. A disputa franca entre os dois estava a uma distância de sete segundos para o terceiro colocado Sebastian Vettel.

Assim que Hamilton voltou para a liderança, entrou para os boxes e colocou pneus intermediários. Button apostou em pista seca e manteve a estratégia de três paradas, que se mostrou a mais correta logo em seguida. O campeão de 2009 segurou o carro na pista e venceu com três paradas nos boxes, o mesmo número de Vettel, que chegou em segundo.

Postar um comentário

0 Comentários