Header Ads Widget

GP Mónaco -- Vettel mantém domínio numa corrida acidentada




Monte Carlo, 29 mai (Lusa) -- O alemão Sebastian Vettel (Red Bull), campeão do Mundo, venceu hoje o Grande Prémio do Mónaco, uma sexta etapa do Mundial muito acidentada e que teve uma neutralização a seis voltas do fim.

Nas ruas de Monte Carlo, Vettel somou o quinto triunfo em seis provas, um domínio apenas interrompido pelo britânico Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) no Grande Prémio de Espanha.

"Foi incrível, a corrida hoje foi bastante animada. A bola da roleta devia ter parado na última noite, mas continuou a rodar", disse Vettel, citado pela AP.

Num dos mais equilibrados grandes prémios da temporada, Vettel beneficiou da neutralização da corrida a seis voltas do final, quando estava a ser pressionado pelo espanhol Fernando Alonso (Ferrari) e o britânico Jenson Button (McLaren-Mercedes).

A organização da corrida decidiu parar a corrida (72.ª volta), três voltas depois do russo Vitaly Petrov (Renault) ter tido um acidente (69.ª), tendo sido transportado de ambulância, com dores nas pernas -- não sofreu fratura.

Na linha da meta, foi permitido aos pilotos mudar os pneus dos seus carros, algo que beneficiou Vettel, que tinha feito apenas uma paragem.

Na nova partida, com pneus novos, Vettel conseguiu manter a liderança, deixando atrás de si Alonso e Button, com o seu colega de equipa, o australiano Mark Webber, a conseguir o quarto posto, depois de ultrapassar o japonês Kamui Kobayashi (Sauber) perto do final.

"Vi que a única forma de ganhar esta corrida era tentar manter-me na pista. Estive cerca de 20 voltas com a pressão do Fernando e do Jenson, que estão cada vez mais próximos", referiu Vettel.

O alemão referiu ainda que se o "safety car" não tem entrado quando Button ia à frente da corrida, teria sido "difícil" vencer, porque o britânico estava "a andar como um louco".

Para Fernando Alonso, o segundo lugar foi "um resultado magnífico", embora reconheça que podia ter ganho caso a corrida não tivesse sido neutralizada.

"Foi sem dúvida um bom fim de semana para nós. Penso que o primeiro 'safety car' teve um papel decisivo. Se não tivesse entrado, Jenson estava no rumo do triunfo. Ganhámos uma posição com o primeiro 'safety car' e podemos ter perdido a vitória com a bandeira vermelha. Tinha dois sítios na mente para atacar Vettel", disse Alonso.

A prova havia já ficado marcada por três acidentes aparatosos durante os treinos livres e a qualificação, o mais grave dos quais obrigou sábado à hospitalização do mexicano Sergio Perez (Sauber).

Hamilton, segundo classificado do Mundial, terminou a corrida na sexta posição, mas poderá ainda ser penalizado, depois de ter provocado o despiste do venezuelano Pastor Maldonado (Williams), depois do recomeço da corrida.

Com este triunfo, Vettel (143 pontos), que ainda só perdeu sete pontos, aumentou a vantagem sobre Hamilton (85), que está agora a 58 pontos do alemão, seguido de Webber (79), Button (76) e Alonso (69).

A próxima prova do Mundial disputa-se no Canadá, de 10 a 12 de junho.



NFO.

Lusa/fim

Postar um comentário

0 Comentários