Header Ads Widget

ETE Limoeiro promove tributo a Luiz Gonzaga




Assessoria de Comunicação
Até esta sexta-feira (27), quem entrar na Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti, em Limoeiro, terá a oportunidade de conhecer o universo de um dos maiores ícones da música popular brasileira: Luiz Gonzaga, o rei do baião. A unidade está promovendo um tributo ao compositor pernambucano, com apresentações culturais e palestras.

Esta é a segunda vez que a instituição de ensino realiza uma homenagem como forma de trazer cultura para dentro do ambiente escolar. Em 2010 o homenageado foi o poeta Vinícius de Moraes. De acordo com a gestora da escola, professora Karina Malta, a atividade foi inspirada em uma aula de literatura. Este ano, cerca de 50 alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio realizaram pesquisas interdisciplinares - envolvendo Língua Portuguesa, História e Artes - sobre a vida e a obra do rei do baião, além da linguagem utilizada em suas canções e como ele ajudou a criar uma imagem de nordeste divulgada em todo o país.

“A expectativa é que os alunos façam uma releitura da obra do artista”, definiu a gestora. Ela explicou que o tributo não envolve apenas estudantes e professores, mas também as famílias e toda a comunidade do entorno da unidade.

Os trabalhos elaborados pelos alunos foram apresentados na última quarta-feira (25), na abertura do evento, com exposição no hall da escola. Na ocasião, eles fizeram explanações sobre a obra de Gonzagão e também apresentaram danças e peças de teatro inspiradas no compositor.

Na manhã desta quinta, a escola trouxe o cantor, compositor e jornalista Daniel Bueno para falar aos alunos sobre a influência de Luiz Gonzaga na divulgação do Sertão. Os pesquisadores e sanfoneiros Deivinho e Kekeu ministraram uma “aula sanfonada” para os estudantes. À tarde, um dos grandes nomes do forró pé-de-serra e seguidor do legado de Gonzagão, o cantador Santanna, esteve na escola para dar seu testemunho sobre a influência do rei do baião em sua música.

Um arraial – o ArraiETE, Arraial da Escola Técnica Estadual – encerra os trabalhos amanhã, às 20h, com a banda Anjos do Forró interpretando os sucessos do homenageado.

ETE - Inaugurada no ano passado, a ETE Limoeiro oferece os cursos técnicos de informática, enfermagem e registro de informação em saúde, nas modalidades Integral/Integrado (Nível Médio/Técnico) e Subsequente (para os alunos que já terminaram o nível médio e buscam a formação técnica). A escola atende alunos de várias cidades do agreste setentrional. 

 
Foto Divulgação ETE

Fonte: Blog Zé Wilker com adaptação de Márcio Wanderley

Postar um comentário

0 Comentários