A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) divulga um novo balanço sobre a situação de abastecimento nos municípios atingidos pelas fortes chuvas registradas em várias regiões do Estado nos últimos dias. Os sistemas de 14 cidades já voltaram a operar e foi iniciado o processo de regularização da distribuição de água. Em 17 municípios, a Compesa está com os sistemas parcial ou totalmente sem funcionar.
Seis cidades da Zona da Mata Norte continuam com abastecimento comprometido. O município de Vicência ainda está sem abastecimento de água. A estação elevatória foi inundada e os técnicos ainda enfrentam dificuldades para realizar a manutenção das bombas. Aguardam o nível do rio baixar para iniciar os serviços de manutenção das bombas do sistema produtor Siriji, na localidade de Aliança, que foram inundadas pelas
fortes chuvas. Em Macaparana, a Compesa já conseguiu restabelecer 50% do sistema da cidade, que foi afetada por estouramentos e a estação elevatória foi inundada. Os serviços estão em andamento e a expectativa é concluir os reparos amanhã.
Em Nazaré da Mata, o abastecimento também foi prejudicado pelas chuvas e os técnicos esperam o nível do rio baixar para iniciar os serviços de manutenção. Outra cidade afetada pelas chuvas, Lagoa do Carro, ainda não teve o sistema de abastecimento normalizado. A estação elevatória foi inundada e as bombas queimadas. A previsão é iniciar os reparos amanhã.
Continuam sem abastecimento na Zona da Mata Sul as cidades de Sirinhaém, Primavera, Glória do Goitá e Barreiros. Nessas cidades, tubulações foram arrastadas ou estações elevatórias inundadas. Técnicos da Compesa já trabalham nesses municípios para tentar restabelecer o abastecimento o mais rápido possível. Em Vitória de Santo Antão, a Compesa já conseguiu restabelecer o abastecimento em 60% da cidade.
Restam ainda os serviços de reparos em uma adutora que foi levada pela enchente.
Na região do Agreste, a Compesa continua trabalhando para restabelecer o abastecimento de água de 30% da cidade de Caruaru. Dos cinco estouramentos de grande porte provocados pelas fortes chuvas, a companhia já solucionou quatro deles. Amanhã (7), será feita a recuperação da tubulação que atende o Polo de Confecção, próximo à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A distribuição de água para a
área atingida será retomada amanhã.
Em Bom Jardim, uma adutora foi atingida em dois pontos e em uma rede de distribuição. Ainda resta iniciar os reparos do segundo trecho da adutora que foi arrastada pelas águas. A Compesa aguarda a liberação da
ponte por parte da prefeitura para que os técnicos da companhia recuperem a tubulação. A Compesa está conseguindo atender 50% da população da cidade.
Em Limoeiro, apenas 20% do município está com o abastecimento regular. As chuvas provocaram o estouramento de uma adutora de água bruta. Os técnicos aguardam o nível do rio baixar para iniciar os trabalhos. Se isso ocorrer, a previsão é recuperar a adutora neste final de semana e na segunda-feira iniciar os testes no sistema. Em Cupira, a Compesa já atende 75% da cidade. Duas adutoras foram arrastadas pela enchente. Uma delas já está funcionando. A outra, a Compesa espera melhorar o acesso
do local do acidente para iniciar os reparos. A expectativa é resolver no final de semana.
A situação mais crítica é a de Machados e Camocim de São Félix. Nesta última, toda a cidade está sem abastecimento. A estação elevatória foi inundada e as bombas estão em manutenção. Os trabalhos devem ser
concluídos neste final de semana. Se o nível do rio baixar, a Compesa espera montar os conjuntos de bombas na próxima segunda-feira, quando o sistema voltará a funcionar e iniciado o processo de regularização do abastecimento. Já em Machados, uma tubulação desacoplou na margem do rio e prejudicou o abastecimento de toda a cidade. A previsão é concluir os serviços de reparo ainda neste sábado (7).
Na Região Metropolitana do Recife, a Compesa conseguiu restabelecer os sistemas de Camela, Ipojuca sede, Moreno e do distrito de Bonança. O abastecimento para essas localidades já está em processo de regularização. No entanto, ainda estão sem água as praias de Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe, em Ipojuca, além de Jaboatão Velho e Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes.
ABASTECIMENTO REGULARIZADO – Agrestina, Altinho, Angelim, Bezerros,
Cachoeirinha, Camutanga, Escada, Ferreiros, Gravatá, Ibirajuba, Joaquim
Nabuco, Maraial, Moreno e Sairé.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa - Compesa
Oficina Comunicação
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.