Mercado e condições de trabalho. Novas tecnologias da informação. Esses foram alguns dos assuntos discutidos durante o 2º Encontro Regional de Jornalismo, que aconteceu na última sexta-feira (6), e reuniu estudantes e profissionais da área. O tema em discussão este ano foi o “Jornalismo e as novas tecnologias”. A mesa de palestrantes foi composta pelos jornalistas diplomados Thiago Marinho, Andréa Trigueiro e Nataly Queiroz, que vieram de Recife, especialmente, para debater com os profissionais do interior. O evento também contou com a participação de uma comissão do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) e da Federação Nacional do Jornalistas (Fenaj), formada pelos jornalistas Ricardo Mello, Osnaldo Moraes e Rafael Marroquim.
Com mais de trezentos participantes inscritos, o Encontro foi sucesso de público. Uma caravana da Faculdade Joaquim Nabuco (Recife) e da Faculdade do Vale do Ipojuca (Caruaru) marcaram presença. Segundo a coordenadora do encontro, a jornalista Brena Vila Nova, “O resultado dessa mobilização foi um sucesso. Sem sombra de dúvida, esse encontro superou as expectativas de todos os envolvidos. Sinto falta ainda da presença dos jornalistas do interior, que ainda estão ausentes. O que se nota é que o estudante está mais presente. E destaco com grande entusiasmo e satisfação que um número enorme de estudantes da Paraíba e profissionais também enviaram inscrição. Isso é maravilhoso e demonstra que é possível mobilizar e é possível refletir o papel da nossa profissão na sociedade. E isso não é discurso, na verdade, é a nossa realidade que está em pauta agora”.
Na abertura do evento, o jornalista Ricardo Mello, que é membro da Delegação da Fenaj - Sinjope, secretário do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e professor do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, destacou a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso do Sindicato ao apoiar o momento de diálogo no interior. “A interiorização é uma proposta da diretoria do Sinjope. Eu estive no primeiro encontro como palestrante e mais uma vez estou participando dessa mobilização, que surge como oportunidade para troca de conhecimento e como forma de ampliar a nossa visão de mundo enquanto profissional e estudante. É importante que todos participem e sejam atuantes nesse movimento, já que estamos vivenciando uma fase de luta pela regulamentação da nossa profissão”, afirmou.
Para a estudante de jornalismo, Betânia Alves, ter a chance de participar de encontros como esse, é algo que faz a diferença para quem está em processo de formação. “Aprendi muito com os palestrantes e achei a iniciativa maravilhosa. Espero que a organização do evento continue determinada a concretizar outros momentos assim”, disse.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.