Header Ads Widget

GALPÃO DAS ARTES PROMETE PRESEPADA NA FEIRA DE LIMOEIRO E REGIÃO


Retomando A INCONVENiÊNCIA DE TER CORAGEM o Pontinho de Cultura Galpão das Artes, em Limoeiro, agreste setentrional, prepara-se para a segunda fase da execução do projeto EM PERNAMBUCO O LUGAR DE BONECO É NA FEIRA patrocinado pelo Banco do Nordeste e em parceria com o BNDES através do programa cultural na edição 2010. Até porque no primeiro momento a equipe de produção se dividiu fazendo oficinas de arte educação com foco no boneco em dez municípios do entorno de Limoeiro.

Portanto, desde o ano passado, que atores e direção encaram o universo de Suassuna ensaiando o primeiro ato da A PENA E A LEI que permite uma encenação que privilegia a estética do mamulengo. Jadenilson Gomes, Tarcísio Queiroz e Charlon Cabral já dominam esse processo desde 2002. Sendo novidade apenas para Kettuly Muniz e Lucas Rafael que agora desbravam a dramaturgia de Ariano Suassuna.

O retorno da montagem traz a inovação de uma circulação com dez sucessivas apresentações em feiras livres nos municípios de Orobó,Feira Nova, Salgadinho, Cumaru, Passira, Lagoa de Itaenga, Chã de Alegria, Surubim, o que muito proporciona uma intimidade do mamulengo enquanto brinquedo e o espaço denominado feira.

A intervenção artística realizada nas feiras livres dos municípios representa o diferencial. Tais apresentações deste projeto contemplam o direito constitucional de acesso gratuito à cultura aos cidadãos.

Revisitar Suassuna na Inconveniência de Ter Coragem através do Galpão das Artes é reafirmar o bom teatro realizado no interior de Pernambuco nos últimos tempos. É uma “presepada“ o que os atores prometem agora em feira livre, afirma Fábio André, diretor do espetáculo. Sem dúvida nenhuma. A experiência de oito anos resulta numa pesquisa sobre mamulengo que fideliza-se ao elenco. Particularmente, a direção tira o chapéu para os atores Jadenilson Gomes, Tarcísio Queiroz e Charlon Cabral. Até porque estes são os co-responsáveis pela volta desta montagem. Lucas Rafael e Kettuly Muniz, que integram esta montagem, são simplesmente a promessa cumprida que “santo de casa faz milagre “.

É um teatro que se aproxima do povo garantindo mais alegria a um espaço genuinamente, colorido, rico e divertido. Debaixo do sol e em meio aos tabuleiros, recria-se uma Taperoá onde uma trama de enganos e traições, retrata valores e uma moral distante do sertão de hoje em dia. A peleja se baseia em Benedito, um negro esperto que adora aprontar, precisa enfrentar Vicentão Borrote e o Cabo Rosinha, dois cabras valentes e fortes, para conquistar o coração da bela Marieta. Mas, uma falhazinha e vai tudo de água abaixo. Que plano é este que não deu certo? É conferir tudo isso e um pouco mais ao lado de Mano de Baé e o seu pandeiro que vem lá de Tracunhaém. Eita! Que a brincadeira já vai começar...



A estréia para o dia 30 de abril, próximo sábado, às 10 da manhã sinaliza uma sessão para Limoeiro no tradicional pátio da feira, no coração da cidade. A logística será garantida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, leia-se Prefeitura de Limoeiro.

SERVIÇO

Encenação e produção : Fábio André

Texto: Ariano Suassuna

Participação especial : Mano de Baé

Figurino : Ruy Arruda, Sandra Fragoso e Maria de Lourdes

Concepção cenográfica: Charlon Cabral

Pintura dos tamboretes : Rosélis Alves

Adereço : Fábio Santana

Maquiagem : Jadenilson Gomes

Contra regra: José Roberto

Elenco :

Jadenilson Gomes

Tarcísio Queiroz

Charlon Cabral

Luucas Rafael

Kettuly Muniz



Pátio da feira, na praça comendador Pestana, às 10 da manhã, em Limoeiro

Gratuito

Classificação livre

Comédia em 40 minutos

Mais informações:

www.centrodecriacaogalpaodasartes.blogspot.com

Fábio André
81 . 9684 . 0567

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Certamente será mais um grande sucesso... Fábio André e toda a turma fazem tudo com muito carinho.
    Estou na torcida!
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho, o trabalho de Fábio André é muito bonito e engrandece o nome de limoeiro.

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.