Header Ads Widget

Como salvar páginas e sites inteiros da web para ler em modo offline


Vai ficar um tempo sem conexão e quer navegar mesmo assim? Vários aplicativos ajudam a fazer isso sem gastar nada.
 Vai ficar um tempo sem conexão internet e, mesmo assim, que navegar em seu notebook? Saiba que isso é possível e muito fácil de ser conseguido. É o que se convencionou chamar navegação offline, procedimento que baixa para o HD do computador o conteúdo de páginas (e até de sites inteiros) e que podem ser acessados depois de modo similar a quando se tem uma conexão ativa, inclusive com acesso às imagens que estão nas páginas.
No Firefox, por exemplo, selecione Arquivo, em seguida, Salvar como. Na janela que se abre, na opção Salvar como tipo, selecione Salvar página da web, completa. Salve o arquivo.
O Firefox irá salvar a página como HTML e também salvará todos os arquivos de suporte em uma pasta local. Mas isso não é suficiente, pois páginas mais complexas não serão corretamente reproduzidas quando no modo offline.
É mais interessante usar um programa como o HTTrack. Esse software gratuito salvará a página inteira de um site, incluindo as imagens e mantendo a estrutura de links. Ele não salvará páginas de links externos, como os de publicidade.
A interface pode ser um pouco feia e os termos técnicos usados podem não ser tão confortáveis, mas se você manter a configuração padrão, não há com o que se preocupar.
Mas tenha em mente que baixar um site inteiro pode levar muito tempo, ainda mais se a conexão não ajudar. Mas há um ponto positivo também: depois de baixar o site inteiro, o HTTrack pode, no futuro, baixar apenas as atualizações desse site.

httracker.jpg
Tela do HTTrack: baixa sites inteiros para leitura offline posteriomente

Se quiser uma alternativa, experimente o Wysigot Light, também gratuitos e com recursos bacanas para quem deseja fazer o download de sites completos para o PC.
Mas tenha em mente que baixar um site inteiro pode levar muito tempo, ainda mais se a conexão não ajudar. Mas há um ponto positivo também: depois de baixar o site inteiro, o

Postar um comentário

3 Comentários

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.