Header Ads Widget

Sementes e aração de terra estão garantidas aos agricultores de Limoeiro

Parceria entre IPA, Codesul e SMA garantirá plantação

O coordenador do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) – Unidade Limoeiro, Eudes Cavalcanti, participou de um encontro realizado na Câmara Municipal de Limoeiro com o objetivo de apresentar aos vereadores limoeirenses e a imprensa local, as ações na área da agricultura familiar programadas para o município este ano. A proposta da Casa Professor Agripino de Almeida em receber o coordenador também foi externada ao presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro (CODESUL), Eraldo Cardoso e a Denise Nunes, integrante do IPA local.

De acordo com Eudes, a secretaria estadual de Agricultura destinará ao município de Limoeiro, 19 toneladas de sementes. “Serão dezessete mil quilos de milho e mais sete mil quilos de feijão, que serão distribuídos com os pequenos agricultores de Limoeiro”, explicou o coordenador do IPA. Ele ainda revelou que 420 horas de tratores estão garantidas para o corte e aração de terra. “Através do secretário Ranilson Ramos conseguimos mais uma vez garantir a prestação do serviço para os pequenos agricultores do município. Sabemos que ainda não é o ideal, mas temos a certeza que ajudará muito na produção desses trabalhadores rurais”, destacou Cavalcanti.

O coordenador ao explanar o plano de atividades para 2011 também lamentou a ausência dos vereadores nas reuniões realizadas rotineiramente com os presidentes de associações rurais e agricultores de Limoeiro. “É preciso uma participação mais ativa. Como representantes da população é importante que os parlamentares conheçam de perto a realidade do homem do campo”, alertou o coordenador. Quando indagado sobre a pequena quantidade de horas para a aração de terra, Eudes reconheceu a insuficiência, mas se comprometeu em tentar junto à secretaria estadual de Agricultura a permanência dos tratores por mais tempo nas propriedades do município.

Eudes ainda ressaltou a importância do Programa Agroecológico Integrado e Sustentável (PAIS), através de parceria com o CONSAD e o CONSEA, tendo como objetivo a instalação de hortas orgânicas no município. “Esse programa melhora a vida de muitas famílias rurais”, sublinhou. “Anteriormente, tivemos esse programa distribuindo mais de cem matrizes de caprinos na comunidade de Salobro, e agora estamos com a implantação de cinco hortas orgânicas em algumas localidades rurais de Limoeiro”, lembrou Eudes.

Organização – A distribuição das sementes seguirá um cronograma estabelecido pelo IPA e CODESUL. “Vamos convidar os presidentes das associações e agendar as datas de distribuição. É preciso organizar juntos aos agricultores para que todos possam receber as sementes”, explicou Denise Nunes. O presidente do CODESUL, Eraldo Cardoso, também falou do fortalecimento do associativismo que vem sendo desempenhado no Conselho. “As parcerias e dedicação da diretoria vêm proporcionado melhorias para o homem do campo. Esse acompanhamento dado pelo CODESUL em conjunto com o IPA tem feito a diferença na vida das famílias limoeirenses”, enalteceu Eraldo.

Matéria veiculada no Jornal Viver Notícias - Edição 83 / Foto: Wilker Mattos/JVN Imagem
 Fonte: Blog do agreste com Alfredo Neto

Postar um comentário

0 Comentários