Header Ads Widget

Codesul se reúne com órgãos ligados à agricultura e confirma boas notícias para o homem do campo

Edson (BNB), secretário José Felix (SMA), Eudes Cavalcanti (IPA), vereador Daniel do Mercadinho, Eraldo Cardoso (Codesul) e Denise Magalhães (Assistente Social IPA)


Na reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro (CODESUL), realizada na manhã desta quarta-feira (16), representantes do Conselho, do IPA, do Pro Rural, da Secretaria Municipal de Agricultura, da Câmara dos Vereadores, do Agro Amigo BNB, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e agricultores debateram uma extensa pauta com ligados ao homem do campo.


Inicialmente, o coordenador do IPA Limoeiro, Eudes Cavalcanti, destacou o trabalho que será realizado com a aração de terras e a distribuição de sementes. Eudes confirmou a disponibilidade das horas de tratores, mas alertou a formatação da distribuição. “Vamos cortar até um hectare de terra por cada agricultor. Lembre-se que a aração é destinada exclusivamente para lavoura de subsistência”, explicou o coordenador.


Ele ainda falou da importância da participação dos presidentes de associações comunitárias nas reuniões ordinárias do Codesul. “É preciso à ativa presença dos líderes em nossos encontros. As informações colhidas aqui precisam chegar aos agricultores limoeirenses”, alertou Cavalcanti, ao adiantar que o calendário dos cortes de terra está sendo preparado pelo Cosedul, IPA e SMA, e estará sendo divulgado na próxima semana.


Em seguida, o Coordenador Regional do Pro Rural em Limoeiro, Francisco Dantas, destacou a unidade entre as instituições que trabalham com o campo. “Temos um trabalho diferenciado aqui em Limoeiro e isso facilita as coisas acontecerem”, reconheceu o servidor estadual. “Temos muitas obras a serem entregues em conjunto com a prefeitura. Para isso estamos organizando a data para fazer uma grande festa”, completou.


Passagem molhada do Sítio de Guia, cisternas no Sítio Salobro, cisternas no Sítio Ribeiro Grande e centenas de bancos para a feira livre de Limoeiro são investimentos com recursos do Pró Rural, que chegaram ao município via Codesul e que serão entregues em breve aos limoeirenses.


Durante a sua fala, Francisco lembrou que o Governo do Estado está lançando o Programa Pernambuco Sustentável, o que possibilitará a disponibilidade de recursos para projetos dos trabalhadores rurais. “São mais de 30 milhões de reais para serem investidos. Não vamos ficar pensando apenas em cisternas. Quero vocês elaborando projetos que visem o desenvolvimento econômico e o melhoramento de suas vidas”, motivou o coordenador.


O Secretário de Agricultura de Limoeiro, José Felix, sublinhou a parceria que existe entre município e Estado, deixando claro o pensamento de que a união tem feito a diferença nos últimos anos, principalmente no campo. Ele também confirmou que o prefeito estará empenhado na busca de mais horas para a aração de terras e ações para o homem do campo.


A representante do Agro Amigo, Michelle Romária, também participou da reunião. “Com essa nova linha de crédito muitas famílias do campo estão tendo a oportunidade de investir e ter mais renda em casa”, afirmou Michelle. De acordo com ela, Limoeiro apresenta uma carteira de aproximadamente 600 clientes, o que representa quase um R$ 1 mi investidos na cidade. O banco vem realizado a abertura de novas cartas de crédito, assim como renovações.


Por fim, o presidente do Codesul Eraldo Cardoso ladeado pela diretoria da entidade agradeceu o empenho dos órgãos em prol de uma única causa: qualidade de vida para o trabalhador rural. “Nossa missão é ser essa ponte de ligação entre os recursos e os projetos. Não vamos parar de trabalhar para que as associações e os agricultores tenham oportunidades de crescer e viver de forma tranquila”, garantiu Eraldo. “As reuniões ordinárias do Conselho acontecem toda terceira quarta-feira de cada mês”, lembrou Cardoso ao encerrar o encontro.
Direto do Blog do Agreste

Postar um comentário

0 Comentários