Header Ads Widget

Prefeito de Limoeiro faz balanço dos dois primeiros anos de gestão

Ao lado de Orlando Jorge (Sec Saúde), Ricardo mostrou
números e ações de sua administração

No dia em que completou dois anos de administração, o prefeito de Limoeiro Ricardo Teobaldo realizou um balanço geral dos dois primeiros anos de mandato. “De ponta a ponta”, ele destacou diversos segmentos da administração municipal. As primeiras palavras de Ricardo foram destinadas à organização da “casa”. Ele ressaltou a capacitação dos secretários municipais e a integração da equipe. “O nosso objetivo é uma administração integrada”, declarou.

Ricardo também destacou algumas ações que foram necessárias nos primeiros dias de gestão. “Elegemos prioridades esquecendo a questão eleitoral e em seguida organizamos o quadro de servidores, com o cadastramento dos funcionários, diminuição de 300 contratos e auditoria da folha de pagamento”. Para ele, o parcelamento do INSS também está entre as grandes conquistas da administração.

“Como consequência da regularização das certidões negativas do município conseguimos, recentemente, 320 casas dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida”, revelou Ricardo, em tom de comemoração. “Limoeiro recebeu este ano um volume de emendas maiores do que muitos municípios considerados regionais no Estado. Essas conquistas foram provenientes de inúmeros deputados federais, graças ao ciclo de amizade que tenho com muitos deles (políticos)”, completou orgulhoso.

Durante 1h40 de programa, aproximadamente, o ex-deputado estadual destacou ações e revelou obras vindouras, ao mesmo tempo em que recebeu cobranças dos ouvintes. Na lista, ele lembrou a reforma da sede da prefeitura e reafirmou que o prédio do açougue público será restaurado e transformado no Centro Cultural Vale do Capibaribe. “Teremos um espaço para os artesãos da cidade”, garantiu.

Quando o assunto foi educação, o prefeito inicialmente falou sobre a “carta branca” dada à secretária Maria José. “Deixei ela e todos os secretários livres para montarem suas equipes”. Prosseguindo com a entrevista, Ricardo falou das reformas e ampliações realizadas em diversas escolas municipais e adiantou que a partir de janeiro as escolas de Duas Pedras e do Centro Social Urbano serão contempladas.

O transporte escolar também esteve na pauta. De imediato, o administrador municipal falou da aquisição dos novos ônibus – inclusive, relembrando que quando assumiu “alguns veículos tinham a minha idade” – e mandou um aviso aos motoristas: “Na rota que existir reclamações vamos trocar de toyoteiro”. Mostrando atitude democrática, Teobaldo ainda falou que a PML terá uma ouvidoria a partir de agora.

Quando indagado sobre a polêmica da Praça da Bandeira, Ricardo esteve com a resposta na ponta da língua e a prova em mãos. Foi lido no programa a Lei que não permite a execução de obras com recursos federais, num prazo de noventa dias antes das eleições. “Estamos aguardando a liberação dos recursos. Mas a obra vai acontecer. Só dependemos da Caixa (Econômica Federal)”, garantiu o prefeito, que lamentou falácias na cidade “de pessoas que torcem contra o município”, como ele avaliou.

Na linha de obras, ele elencou uma série de calçamentos executados e em fase de execução, tanto na cidade como nos sítios, exemplificando Rua Lívio Teobaldo, Duas Pedras e Gameleira. “Limoeiro se transformou num canteiro de obras. E após a Festa de São Sebastião vamos organizar a feira livre e desobstruir o trânsito”, afirmou Teobaldo, reconhecendo a necessidade que o centro comercial vem merecendo.

Participação – Quando o telefone foi aberto para os ouvintes, diversos questionamentos foram levantados, entre eles, a poeira e a sujeira na rua principal do Juá. “Já proibimos a passagens de caçambas de barro por dentro da cidade e vamos fiscalizar ainda mais a varrição no bairro”, garantiu. A passagem molhada do Km 70 também foi assunto. “Mudou o secretário estadual, mas assim que iniciar os trabalhos vamos solicitar a liberação dos recursos no Governo do Estado”, pontuou.

Entre as ligações, uma ouvinte disse que a "Sinhazinha" estava esquecida. “Fizemos em dois anos saneamentos mais do que em seis anos de outras administrações”, relembrou Ricardo, em tom de prestação de contas. “Vamos chegar à todos os bairros no meu mandato, só que elencamos algumas prioridades”, completou. Ele ainda falou que fará o asfalto da Rua Francisco Athelano (Rua da Mangueira) e o “miolo” da cidade, numa referência as transversais do Centro e como forma de resposta a um ouvinte que perguntou se o “Beco da Coca-Cola” seria asfaltado.

O Ginásio de Esportes também foi lembrado na entrevista. “O recurso existe, mas o projeto inicial foi de oito milhões e está fora da nossa realidade. Um novo projeto está sendo concluído e acho que ainda em 2011 a Caixa efetua a liberação”, respondeu. Sem esquecer, Teobaldo ainda confirmou o asfaltamento da Rua José Fernandes Salsa (Rua do Hospital) e várias passagens molhadas na Zona Rural – colocando a da Ilha dos Leões como exemplo.

Ao final da entrevista, o chefe do executivo ainda destacou os investimentos na saúde. “Investimos mais do que o percentual”, afirmou. Ainda de acordo com ele, está em andamento um projeto para a implantação do SAMU, mas lamentou a falta de disponibilidade de médicos para os PSF’s.

Na despedida, Ricardo deu uma notícia que pode ser considerada um “presente” de final de ano: “Todas as famílias que moram na barriguda serão retiradas da beira do rio e vamos doar uma casa a cada uma delas”. E para a notícia ficar ainda melhor, o prefeito avisou: “Exigi que a mão de obra seja local. A partir da próxima semana quem trabalha como pedreiro, serralheiro, servente, carpinteiro, eletricista, entre outras atividades de construção podem procurar a prefeitura para se cadastrar”.

E para finalizar, deixou a sua mensagem de final de ano – convidando Limoeiro e a Região, para o réveillon que acontece hoje (31) , a partir das 22h, no Pátio de Eventos, com Só Zueira, Anjos do Forró e Alta Pressão.


" Alfredo, está é a última do ano, eu juro". Feliz Ano novo pra você.

Foto: Erivaldo Carvalho

Texto: Alfredo Neto

Postar um comentário

0 Comentários