Header Ads Widget

Galpão das Artes - Estréia sua nova Programação.

CABRAS DE LAMPIÃO DIA 12 DE NOVEMBRO EM LIMOEIRO
Em 1926 o sertão nordestino estava pegando fogo! Os cangaceiros, buscando fazer justiça com as próprias mãos, desafiavam os coronéis e fazendeiros, invadindo vilas e cidades. No dia 26 de dezembro desse mesmo ano aconteceu o maior combate da história do cangaço: O Combate da Serra Grande, em Serra Talhada. Lampião liderando um grupo de sessenta cangaceiros enfrentou um contingente de quatrocentos soldados. O tiroteio começou as 08h45min da manhã e terminou as 04h45min da tarde. Dezenas de "macacos" morreram e nenhum cangaceiro foi sequer baleado. Um verdadeiro espetáculo de liderança e estratégia militar demonstrado por Lampião. Pois bem, se LAMPIÃO não conseguiu implantar seu império, o GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO, espalha esse reinado do Comandante das Caatingas por todo estado, apresentando o Projeto CABRAS DE LAMPIÃO DO SERTÃO AO LITORAL incentivado pelo FUNCULTURA / FUNDARPE / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO / GOVERNO DE PERNAMBUCO. O Projeto consiste em:uma exposição de fotografias do cangaço,uma palestra “Lampião. Nem herói nem bandido. A história”, com Anildomá Willans de Souza e a apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião no dia 12 de novembro às 20h na frente do Pontinho de Cultura Galpão das Artes, em Limoeiro que também está apoiando a iniciativa.


Nesta casa- pertencente a Dona Jacosa, avó de Lampião- Nasceu no dia 07 de julho de 1897, Virgulino Ferreira da Silva. Foi reconstruída e transformada em Museo do Cangaço, pela Fundação Cultural Cabras de Lampião em 2001. Sítio Passagens das Pedras - Serra Talhada PE.
A Família de Lampião... Em pé: 1- Domingo Paulo (Primo)/ 3- Ezequiel Ferreira (Irmão) 5- João Ferreira (Irmão)/ 6- Livino Ferreira (Irmão) / 7- Francisco Paulo (Primo) / 9- José Dandão (Agregado). Sentados: 1- Antônio Ferreira (Irmão) / 2- Angélica Ferreira (Irmã) / 3- Joana (Esposa de João Ferreira) / 4- Mocinha (Irmã) / 5- Anália Ferreira (Irmã) / 6- Virgolino Ferreira (Lampião)
Lampião e Maria Bonita. Ele segura um exemplar da revista "A Noite". Ela afaga dois cachorros: Ligeiro (o branco) e Guarani (o escuro).
Confira mais detalhes e mais fotos no site:
www.cabrasdelampiao.com.br
A LIMOEIRENSE ROSÉLIS RELENDO ROMERO
BRITTO EM EXPOSIÇÃO
A próxima exposição é confirmada para abertura dia 2 de dezembro e se estende até o dia 5, dia nacional da cultura, no Pontinho de Cultura Galpão das Artes. Rosélis Alves, artista plástica limoeirense, aproveita a deixa de sua ascensão e conecta-se com os novos paradigmas e aprofunda no universo da releitura. Determinada sempre e com sede no aperfeiçoamento constante, vai deslizando seus pincéis e descobrindo o verdadeiro prazer que é "fazer arte da arte", explica Alves. Inspirada em Romero Britto, ela se utiliza deste recorte e centra-se na fonte de todas as raízes: a cultura popular nordestina. Cores quentes, temas cíclicos e uma alegria estonteante que quase sai da tela. Para Rosélis, releitura é criar algo novo que mantém um elo com a fonte que serviu de inspiração. Ela justifica que apreciar as leituras de Romero Britto é como retornar à infância brincando com as cores e os traços inconfundíveis. Só para refrescar a memória os trabalhos da artista Rosélis já transcende as fronteiras de Limoeiro e na sua terrinha já ganha o reconhecimento da Pousada Fiorentina que possui em seus ambientes telas com temas diversos.

Grande abraço e até as próximas matérias.
Fábio Andre

Postar um comentário

0 Comentários