Header Ads Widget

Dilma Rousseff é eleita primeira mulher presidente do Brasil



BRASÍLIA, 31 Out 2010 (AFP) -Dilma Rousseff, candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sucedê-lo, foi eleita presidente do Brasil no segundo turno das eleições, neste domingo, tornando-se a primeira mulher no país a ocupar o cargo, anunciou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rousseff derrotou o oposicionista José Serra, do PSDB, por 55,39% a 44,61% dos votos, indicou o presidente do TSE, Ricardo Levandowski.

Economista de 62 anos, Dilma foi chefe da Casa Civil e ministra das Minas e Energia de Lula.

Um ambiente de total euforia tomou conta do comitê de campanha da candidata governista, instalado em um hotel de Brasília, à medida em que avançavam as apurações.

Uma verdadeira romaria de líderes dos partidos aliados, além de ministros, parlamentares e governadores, que chegavam pouco a pouco para assistir ao discurso da vitória da candidata do Partido dos Trabalhadores (PT).

"Batemos um recorde nestas eleições, creio que a nível mundial, ao ter o resultado às 20H04", uma hora e quatro minutos após o fechamento da última sessão eleitoral, destacou Levandowski.

Dilma Rousseff teve a candidatura fortemente apoiada pelo presidente Lula, que se envolveu pessoalmente na campanha e colocou a serviço de sua pupila seu prestígio e a máquina pública.

No primeiro turno das eleições, disputado no dia 3 de outubro, Dilma parecia se encaminhar para uma vitória tranquila, mas as pesquisas não previram a força do voto religioso, que favoreceu a ecologista Marina Silva, do Partido Verde, cristã evangélica, que ficou em terceiro lugar com quase 20 milhões de votos e forçou a decisão no segundo turno.

Tanto Marina, que foi ministra de Lula e militante do PT, quanto o PV preferiram não apoiar um candidato nesta segunda etapa.

Dilma votou na manhã deste sábado em uma escola de Porto Alegre, onde chegou escoltada por uma multidão de seguidores que carregavam bandeiras e cartazes de apoio.

Serra, por sua vez, votou em São Paulo, manifestando confiança ao deixar a sessão eleitoral.

Lula viajou a São Bernardo do Campo, onde votou em uma escola municipal acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia e de aliados políticos.

Ao deixar a sessão eleitoral, Lula disse à imprensa que não tem qualquer intenção de participar do governo de Dilma. Ao mesmo tempo, criticou Serra, atribuindo ao candidato tucano a responsabilidade pelo tom agressivo que marcou a campanha.

Além do presidente da república, os brasileiros de oito estados e do Distrito Federal também foram às urnas neste domingo para escolher seus governadores.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já haviam liquidado esta fatura no primeiro turno, com a eleição de Gerardo Alckmin (PSDB), Sergio Cabral (PMDB) e Antonio Anastasia (PSDB), respectivamente.

Os estados de Alagoas, Pernambuco, Piauí, Goiás, Pará, Amapá, Roraima e Rondônia, além do Distrito Federal, definiram neste domingo seus governadores.
Fonte: Terra Noticia

Postar um comentário

0 Comentários