Strobeshnik usa o fenômeno de persistência da visão para indicar as horas

O HD foi severamente modificado. O prato, onde normalmente são armazenados os dados, foi removido e nele foram “recortados” os dígitos de 0 a 9 e :. Atrás dele fica um banco de LEDs para iluminar os dígitos. Por fim a placa controladora do HD foi removida e substituída por um circuito feito sob medida, que permite controle preciso da rotação do prato.
Em teoria o funcionamento é simples: o prato gira em alta velocidade (30 rotações por segundo), e no exato momento em que o dígito correspondente à hora/minuto atual passa em frente aos LEDs, estes são acesos, um dígito por vez. Entretanto, devido à velocidade e a um fenômeno conhecido como persistência da visão, nossos olhos “enxergam” um display completo, com quatro dígitos formando a hora (ex: 12:01).
O relógio leva algus minutos para se estabilizar, mas o efeito é impressionante. Infelizmente, segundo Viacheslaw, a confiabilidade e o silêncio deixam a desejar. Ainda assim, quem estiver interessado na idéia está com sorte: em uma página na internet o autor não só relata como o Strobeschnik foi construído, como também coloca à disposição o esquemático do circuito, arquivos de layout no software Eagle e código-fonte utilizado no microcontrolador.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.